A Secretaria de Meio Ambiente monitora a situação do arroio que passa por Linha 17 de Junho e deságua no Castelhano. Há alguns dias, um morador da localidade postou vídeo nas redes sociais mostrando a água tomada pelo que disse ser óleo diesel e agrotóxicos. Ele afirmou que, vira e mexe, é possível constatar a água sendo ‘agredida’ por impurezas no arroio e informou ainda que alguns integrantes da sua família estariam com dor de barriga, provavelmente em razão do consumo da água não potável.
Também informou que o odor no ponto seria muito forte, o que foi confirmado pelo secretário de Meio Ambiente, Nelsoir Battisti, que esteve em Linha 17 de Junho, acompanhado por técnicos da pasta, para conferir a denúncia. “Acreditamos que seja combustível vazado de algum veículo agrícola ou um galão de óleo ou defensivo que acabou chegando ao manancial. No dia que fizemos a vistoria, não se via mais o produto na água, mas o cheiro forte continuava”, comentou, acrescentando que a secretaria vai manter o monitoramento e, se necessário, responsabilizar eventuais culpados pelo crime ambiental.
Hospital sem Covid
O presidente do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Luciano Spies, confirmou ontem, à coluna, pouco antes da liberação do boletim diário informativo, que a casa de saúde continua sem pacientes internados por Covid-19. Ele celebrou o fato de que, desde domingo, 12, a situação se mantém. A queda de internações pela doença tem contribuído para o desempenho satisfatório da instituição, que vem registrando superávit há três meses e, dessa forma, buscando a expansão dos serviços à comunidade venâncio-airense.
Rapidinhas
• A questão da inadimplência do Condomínio Bela Vista com a Corsan é preocupante. Na terça-feira, 14, houve interrupção e religamento. Por enquanto, o problema está sanado, mas a pergunta que fica é: “Como será no mês que vem?”
• Que grande vitória obteve o Guarani contra o São Gabriel, na terça-feira, 14, pela Divisão de Acesso. Mais do que o 3 a 0, foi uma prova de que, além de fugir do rebaixamento, é possível pensar em classificação. Com mais duas vitórias em casa, diante de Avenida e Inter-SM, o Índio entraria de vez na briga por uma das quatro vagas do Grupo ‘B’. Fácil não é, mas impossível também não.
• Um abraço ao amigo Henrique Seifert, do Minimercado do Henrique, leitor deste espaço.