Tirar férias é sempre muito bom, não é mesmo? Um tempinho para descansar, desligar dos horários, dos compromissos inadiáveis e da correria do dia a dia é algo que todo mundo precisa programar. No meu caso, lá se foram os primeiros 15 dias de folga em 2023. As férias devem ser completadas no período de inverno, como fazemos tradicionalmente aqui na Folha do Mate. O momento é de retorno ao batente.

E, assim como é satisfatório ter um período para recarregar as baterias, é também muito gratificante saber que a gente tem para onde voltar, que o nosso emprego nos espera e está assegurado. Isso porque essa não é a realidade de muitas pessoas. É o nosso trabalho que garante a ‘fugida’ à praia, a caipirinha, o futebol, o churrasco e outros prazeres que a vida nos proporciona, em especial ficar mais tempo com a família. Vamos adiante, para que o próximo descanso seja prazeroso e tranquilo.

Stahl e Kaufmann são advertidos

A chapa esquentou no período de Comunicações da sessão da Câmara de segunda-feira, 13. Após utilizarem seus tempos de tribuna, os vereadores Ezequiel Stahl e André Kaufmann, ambos do Mais Brasil, interromperam várias vezes as manifestações de César Garcia e do presidente da Mesa Diretora, Gerson Ruppenthal, ambos do PDT. O que mais surpreendeu quem acompanhava a reunião foi o fato de que Stahl e Kaufmann não costumam agir desta forma, embora tenham posturas firmes no Legislativo.

Em relação a Stahl, Garcia pediu que seu tempo fosse garantido e reclamou do que classificou como “falta de respeito” do colega. Mais tarde, Ruppenthal também pediu que seu tempo fosse assegurado e, além disso, a vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil) – que substituiu o pedetista na presidência, enquanto ele utilizava a tribuna -, precisou tomar uma atitude mais enérgica em relação a Kaufmann. “Chegou, senão tem Comissão de Ética pra ti”, disparou, em referência à quebra de decoro.

A raquete elétrica do Legislativo

Um dos assuntos mais comentados na sessão de segunda-feira, 13, da Câmara de Vereadores, foi a proliferação de insetos em Venâncio Aires. Parlamentares de oposição destacaram a necessidade de a Prefeitura intensificar as ações de prevenção às baratas e mosquitos, principalmente. Em resposta, os integrantes da situação afirmaram que o Município está atuando neste sentido, mas tiveram que ouvir uma ‘cornetada’ de Ezequiel Stahl (Mais Brasil). “Chego aqui na Casa e vejo uma raquete elétrica, daquelas de matar mosquitos. Pergunto para os funcionários e eles dizem que, se quiser me divertir, é só ir na cozinha que está cheio, que é uma vergonha. Eu achando que estava falando besteira e a solução que estão dando é matar a choque”, ironizou o parlamentar.

Comportamento gera polêmica

Nos bastidores da Câmara, corre à boca pequena que o vereador Ezequiel Stahl (Mais Brasil) mudou drasticamente de comportamento nos últimos meses. Colegas e assessores se dizem surpresos com a postura adotada pelo parlamentar, que tem subido o tom durante as sessões e até interrompido pronunciamentos, como aconteceu na segunda-feira, 13. Há quem afirme, inclusive, que Stahl estaria agindo desta maneira por conta de participar dos encontros legislativos armado, ele que é policial penal. Publicamente, ninguém se manifesta neste sentido, mas várias pessoas comentam sobre o visível volume na cintura do vereador, sobre a camisa, o que caracterizaria o frequente porte de arma.

Rapidinhas

• Os vereadores se reuniram, ontem à noite, para a terceira sessão ordinária de 2023. Em razão do adiantado horário de encerramento, a repercussão fica para a edição de sábado, 18. Semana que vem não tem sessão, em razão do Carnaval, por isso o Legislativo antecipou a reunião para ontem.

• A duplicação da RSC-287 vai começar no quilômetro 68, em Vila Estância Nova, no interior de Venâncio Aires. Lembro de ter feito matérias em que o quilômetro 68 foi ‘eleito’ o pior da rodovia no território da Capital do Chimarrão. Talvez esta seja a justificativa para a escolha do ponto de partida para uma das maiores de infraestrutura da nossa região.