O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), garantiu ontem que o trabalho de desassoreamento de galerias, sangas e cursos d’água será contínuo, até que resultados significativos sejam alcançados no que se refere à vazão nos pontos críticos da cidade, que costumam ser os principais causadores de alagamentos em dias de chuvas mais fortes. Os esforços da Patrulha Agrícola estão concentrados, no momento, às margens da RSC-453, onde quatro locais problemáticos foram mapeados e passam por um intenso serviço de limpeza.
O coordenador da Patrulha Agrícola, Rodrigo Antonio Vieira Garin, conhecimento popularmente como Rodrigo VT (PSD), enviou ontem, à redação da Folha do Mate, vídeos e fotos que comprovam que as ações têm eficácia e contribuem para que a água seja despachada na região. O repórter fotográfico Alvaro Pegoraro também esteve no local e pôde conferir o aumento da vazão e a baixa no nível de água represada nos pontos assoreados em poucos minutos. A notícia é boa, mas é preciso dar sequência.
Para Rodrigo VT, liderar este tipo de trabalho, ao lado do prefeito Jarbas da Rosa, do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sid Ferreira (PDT) e dos demais integrantes da Patrulha Agrícola, é uma questão de honra. Isso porque, quando ainda não havia entrado para a política, era um dos líderes comunitários que mais cobrava os gestores em Venâncio Aires. Morador da parte baixa da Capital Nacional do Chimarrão, sabe muito bem dos embaraços enfrentados a cada cheia do arroio Castelhano ou enxurrada. Agora, não quer deixar passar em branco a chance de, pelo menos, minimizar as dificuldades decorrentes do problema.
VT já foi mais exaltado, já teve seus momentos de cobrança mais nas redes sociais, mas é preciso reconhecer que, a partir do momento que tomou conhecimento de como funciona a ‘coisa pública’, se tornou mais polido e tranquilo, sem nunca ter deixado de lado o compromisso de, pelo menos, tentar ‘atacar’ estas dificuldades. Lembro do trabalho que André Kaufmann (na época do PTB, que agora se chama Mais Brasil), quando secretário de Desenvolvimento Rural, liderou na mesma região onde está a Patrulha Agrícola hoje. Também teve resultados positivos. Então, mais uma vez, está provado que a continuidade das ações preventivas pode, um dia, acabar com um dos maiores problemas do nosso município.
Suplente critica Claidir e Landim
Segundo suplente do PSL (agora União Brasil) nas eleições de 2020, Luciano Volnei Flores da Silva está em rota de colisão com a vereadora eleita, Claidir Kerkhoff Trindade, e o primeiro suplente da legenda e atual secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, Ricardo Landim. É que Silva perdeu o cargo em comissão (CC) que ocupava na pasta e põe a exoneração na conta de Claidir e Landim. “Fiz 288 votos e ajudei o partido a eleger um vereador. Além de não ter tido oportunidade na Câmara, agora fui trocado para que pudessem colocar gente deles”, critica. Silva diz ter procurado o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) na tentativa de ser aproveitado em outra secretaria, mas não teve sucesso. “Por enquanto, sigo no partido, mas não sei até quando”, completou ele.
Rapidinhas
• Depois de ter apontamentos por impropriedades e indícios de irregularidades na prestação das contas de campanha de 2022, o ex-vice-prefeito Celso Krämer (Podemos) já tem em mãos parecer conclusivo do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) favorável à aprovação. De acordo com ele, os apontamentos se deram em razão de falta de informações mais específicas sobre determinadas ações de campanha e, a partir da apresentação de mais dados, a situação se reverteu. “Agora, falta só o julgamento e a aprovação final”, declarou.
• A partir da confirmação de que o Guarani vai disputar a Divisão de Acesso, temos a garantia de um ano cheio de atividades esportivas em Venâncio Aires, pois a Assoeva também vai para mais uma temporada a pleno e várias competições amadoras, nas mais diversas modalidades e categorias, também estarão em destaque. Quem gosta de esporte tem muitos motivos para comemorar, pois não faz muito tempo, estávamos trancados em nossas casas por conta da pandemia de coronavírus. Para que o ano seja frutífero, os venâncio-airenses terão que ‘abraçar’ Assoeva e Guarani, bem como as comunidades precisarão dar o apoio possível às suas entidades, associações e clubes. O esporte é um dos grandes ‘motores’ da Capital do Chimarrão e não podemos abrir mão destes momentos.