Vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), afirmou na tribuna da Câmara que o Comitê Suprassindical de Venâncio Aires está quase finalizando um projeto que pretende reacender a discussão sobre os valores das diárias pagas aos servidores e vereadores da Capital do Chimarrão. Após a elaboração, a intenção é colher 2.750 assinaturas para fazer valer a iniciativa popular. Segundo Muchila, a ideia é que as diárias não tenham mais valores fixos, mas sejam pagas de acordo com a apresentação de notas fiscais. Integram o Comitê Suprassindical os sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário, do Calçado e Vestuário de Venâncio Aires e Mato Leitão; Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, de Fumo e Alimentação; dos Servidores Municipais; e dos Comerciários de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Região. Certamente, o tema renderá novas polêmicas. Isso porque as diárias já foram pagas desta maneira, só que o mecanismo mudou pelo fato de que muita gente consegue notas fiscais com valor acima do consumido (alimentação) ou utilizado (transporte e hospedagem). É esperar para ver.
Rapidinhas
• Além dos cinco vereadores que estão em Brasília para a Marcha Municipalista – Benildo Soares (Republicanos), Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), Alexandre Fernandes (PSD), Ricardo Landim (PSL) e Clécio Espíndola, o Galo (PTB) -, uma quinta parlamentar de Venâncio Aires também está na capital federal. É Sandra Wagner (PSB), que embarcou ontem para participar de um congresso do partido, como delegada estadual. As despesas são todas custeadas pelo PSB, ressaltou a vereadora.
• Cinco dos oito novos Cidadãos de Venâncio Aires já são conhecidos. Nelson e Beatriz Colombelli foram indicados por Benildo Soares (Republicanos), Diane Lacerda Araujo por Alexandre Fernandes (PSL), Almir Osmar Lemos por André Puthin (MDB) e Cleiva Giovanaz Heck pela bancada do PSB, formada por Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder, o Muchila. Destes, quatro homenagens já estão aprovadas e a sugestão do nome de Cleiva foi lida na sessão de segunda-feira, 25, e deve ser votada na próxima. Faltam as indicações das bancadas do PSL, PDT e PTB. Os títulos serão entregues em sessão solene agendada para o dia 11 de maio, aniversário de Venâncio Aires, durante a programação da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).
• O vereador Alexandre Fernandes (PSD) anunciou, na sessão de segunda-feira, 25, que dará lugar ao primeiro suplente do partido, Rodrigo Antonio Vieira Garin, o Rodrigo VT, a partir da próxima semana. Rodrigo VT assumirá uma cadeira na Câmara pela segunda vez, já que também teve oportunidade na legislatura passada, quando ainda era filiado ao MDB.