O presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Dudu Luft (PDT), participou do programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, na terça-feira, 8, e repercutiu episódios da sessão da noite anterior, especialmente os comentários acerca das diárias utilizadas no primeiro semestre, pouco mais de R$ 50 mil. Sobre Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), disse que o socialista já usou recursos públicos quando foi a Brasília e também que está cansado do “teatro de toda segunda-feira”. Defendeu que a Câmara “deixe de lado os discursos de ódio e debata temas maiores, que sejam do interesse da comunidade”.
Ao se referir a Ezequiel Stahl (PL), vereador que fez divulgação nas redes sobre os gastos com diárias nos primeiros seis meses, Luft lembrou que, recentemente, o colega recebeu integralmente o salário mesmo sem ter comparecido a uma sessão. “Pediu licença para fazer um curso na sua área de atuação, ou seja, em benefício próprio. É legal, mas não é moral”, afirmou, acrescentando que, se não tivesse usado a prerrogativa, Stahl teria 20% do vencimento mensal descontado, pois em junho foram realizadas cincos sessões no Poder Legislativo e ele se ausentou em uma.
O presidente também citou o colega Diego Wolschick (PP), ele que não costuma fazer uso de diárias em compromissos políticos. Mesmo quando foi a Brasília, Wolschick abriu mão dos valores. “Não recebeu diárias, que servem para custeio de alimentação, deslocamento e estadia, mas as passagens de avião, de ida e volta, foram pagas com dinheiro público”, ponderou. Por fim, Luft reforçou a importância de os parlamentares estarem presencialmente nos momentos de definição de destinação de recursos e em outras agendas que possam culminar em benefícios para a comunidade. “Ninguém vai vir aqui em Venâncio Aires para nos oferecer dinheiro. Temos que estar atentos para todas as oportunidades que surgirem. Mas sem exageros, obviamente”, concluiu o presidente da Casa.
Stahl provoca Quintana e Artus
Ezequiel Stahl (PL) afirmou, na sessão de segunda-feira, 7, que não aguenta mais ver a Prefeitura dar destaque às atividades do secretário de Governança e Gestão, Tiago Quintana (PDT), vereador mais votado em 2024 e que assumiu posto no primeiro escalão do prefeito Jarbas da Rosa. “Chega de mídia. Todo mundo já sabe quem é o candidato a prefeito do PDT e da situação nas próximas eleições”, disparou, para em seguida fazer uma provocação: “Isso, claro, se o deputado (Airton Artus, do PDT) não se eleger, pois se isso acontecer, ele volta para Venâncio Aires e não tem pra ninguém. Todo mundo sabe que no PDT é só um que manda”.
Rapidinhas
O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou, no domingo, 6, eleições para definição de presidências nacional, estaduais e municipais. Só que, em Venâncio Aires, os integrantes da sigla não se reuniram. Com isso, o presidente da legenda segue sendo Cesar Schumacher. O vice é Celson Lucas Ferreira e cargo de tesoureiro do PT é ocupado por Adolfo Celoni da Rosa.
Na segunda-feira, 7, o presidente da Mesa Diretora da Câmara, Dudu Luft (PDT), interrompeu a sessão, por 10 minutos, para se reunir com o departamento jurídico e analisar uma questão de ordem levantada pelo vereador Ezequiel Stahl (PL). A discussão era sobre a possibilidade ou não de manifestação dos parlamentares depois do presidente, que é geralmente o último a discutir projetos. Quando retornou ao Plenário Vicente Schuck, Luft reiniciou a reunião e concedeu a palavra ao colega. Pelo Regimento Interno, o presidente só resguarda condição de último a falar quando os pronunciamentos estiverem ocorrendo na tribuna, nas Comunicações.
O vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), anunciou a colega de partido, suplente Sandra Wagner, como pré-candidata a deputada estadual em 2026. Sandra estava na plateia e não conteve a gargalhada. Nos bastidores, muitos comentaram que a intenção do vereador, mais do que ver a correligionária disputando a eleição, é tirar votos do deputado estadual Airton Artus (PDT), que concorrerá à reeleição para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul no ano que vem.
Hoje preciso ocupar um pedacinho deste espaço para homenagear a minha mãe, Ana, que neste dia 10 de julho completa 72 anos de vida. A ti, dona Ana, todo o meu reconhecimento, carinho e amor. No fim de semana te abraço ao vivo. Parabéns, mãe! Te amo.