As últimas semanas apresentaram algumas discussões sobre ‘paternidade’. Os principais assuntos foram a UTI Pediátrica e o posto de saúde de Vila Palanque. No primeiro caso, simpatizantes do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) sustentam que o setor só será implementado no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) porque o atual chefe do Executivo se deu conta da oportunidade e foi em busca da confirmação. O outro lado – leia-se os apoiadores do ex-prefeito da Capital Nacional do Chimarrão, Giovane Wickert (PSB) – rebate dizendo que a UTI Pediátrica é uma espécie de ‘consolo’ pelo fato de a UTI Neonatal, pela qual se realizou uma grande mobilização, capitaneada pela ex-primeira-dama, Cristiane Wickert, não ter sido concretizada. O mesmo ocorre no caso do posto de saúde de Vila Palanque: uns dizem “foi o meu prefeito que inaugurou”, outros devolvem afirmando “mas foi o meu que encaminhou tudo, que viabilizou a obra”. É da política. O mais importante é que as iniciativas tenham sequência, principalmente porque os agentes políticos não cansam de dizer que devemos ter projetos de Estado, não de governo.
Guarani desperdiça oportunidade de ouro
Que oportunidade perdeu o Guarani, na quarta-feira, 22. Uma vitória sobre o Inter-SM renderia ao Índio um lugar no G-4 do Grupo B da Divisão de Acesso 2021. Mas, como o resultado foi a derrota por 1 a 0, a equipe de Venâncio Aires ficou com 10 pontos, em sexto lugar na tabela, quatro atrás do quarto colocado e último classificado para o mata-mata, justamente o Inter-SM, que tem 14 pontos. É preciso dizer que o Rubro-Negro não produziu o suficiente para vencer. Com exceção de um pênalti não marcado sobre o centroavante Nena, ainda no primeiro tempo, o time de Rodrigo Bandeira foi dominado na maior parte dos 90 minutos.
Não houve inspiração no momento mais decisivo da competição, já que uma nova vitória colocaria o Guarani em condição muito favorável para a sequência do torneio. Contudo, o grupo já se livrou do rebaixamento – que era o que mais atormentava a todos – e ainda pode beliscar a vaga. Para isso, no entanto, terá que apresentar muito mais do que o futebol de quarta-feira. A torcida continua, mas a frustração do confronto diante do Inter-SM pode ter reflexo negativo decisivo no Edmundo Feix. Tomara que eu esteja errado e os jogadores consigam dar uma grande resposta. Neste domingo, 26, o duelo é diante do Bagé, na Pedra Moura, às 15h. O adversário tem nove pontos e está na sétima posição na chave.
Rapidinhas
• Vem aí mais uma rodada do Brasileirão e, neste fim de semana, os três clubes gaúchos entram em campo domingo, 26. O Inter pega o Bahia no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 16h, mirando o G-6. No mesmo horário, o Juventude recebe o Santos, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, para se afastar da zona de rebaixamento. Já o Grêmio vai a Curitiba enfrentar o Athletico, na Arena da Baixada, às 18h15min. Se vencer, o Tricolor tem boas chances de figurar, pela primeira vez, fora do Z-4.
• Vereador Diego Wolschick (PTB) foi o único que lamentou, publicamente, a renúncia de Celso Krämer à presidência do partido e saída para o Podemos. “Infelizmente, nossa maior liderança pediu renúncia e, em poucos dias, estará se desfiliando”, afirmou, na tribuna da Câmara, na sessão de terça-feira, 21. Os demais petebistas com cadeira no Legislativo até comentaram sobre a sucessão – Renato Golmann, que era vice, assumiu a legenda -, mas sem demonstrar frustração. “Nada mudou. O time perdeu uma peça, mas vai continuar trabalhando”, resumiu Gollmann.
• Ao comentar a respeito das obras que serão realizadas do lado direito de quem desce a rua Osvaldo Aranha, no Calçadão, o vereador Ezequiel Stahl (PTB) afirmou que foi acertada a decisão do ex-prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), de cortar as tipuanas do lado esquerdo e dar início à revitalização do local. “Que o lado direito fique tão bom quanto o esquerdo”, completou o parlamentar, na sessão de terça-feira, 21.
• Claudio Weschenfelder (PDT) deixa a Câmara de Vereadores oficialmente neste domingo, 26, e na segunda-feira, 27, já estará participando da sessão do Legislativo a primeira suplente do partido, Luciana Scheibler. Com isso, Weschenfelder – que chegou a ser praticamente anunciado para a coordenação do Parque do Chimarrão e desistiu da função, para a qual foi deslocado Noredi Rodrigues (PDT) – vai voltar para o mesmo cargo que exercia na Secretaria de Cultura e Esportes antes de ganhar oportunidade de dois meses na Casa do Povo. A situação foi definida em reunião com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), nesta sexta-feira, 24.
• Integrantes da comunidade escolar São Judas Tadeu acionaram vereadores em busca de solução para a preocupante situação da alta velocidade de tráfego de veículos nas proximidades da instituição de ensino, no Grão-Pará. Os horários de entrada e saída do educandário, segundo informaram, são de extremo risco. Os vereadores Claudio Weschenfelder e Gerson Ruppenthal, ambos do PDT, foram os porta-vozes na sessão de terça-feira, 21, e prometem se reunir com representantes da escola e da comunidade para tratar do assunto.