Gilberto dos Santos, vereador mais votado na eleição de 2016 e presidente da Câmara em 2017, primeiro ano da atual legislatura, segue no PTB, pelo menos por enquanto. Informações de bastidores davam conta de que ele assinaria ficha no MDB, na terça-feira, 17, à noite. No entanto, a reunião do partido foi adiada para a semana que vem. Santos foi sondado por várias legendas e sua saída do PTB é dada como certa, contudo o destino ainda não está consolidado. Ontem, surgiram comentários de que o PSB, sigla do prefeito Giovane Wickert e que tem como presidente Nestor de Azeredo, iria com tudo para cima do vereador. O parlamentar não atendeu às ligações feitas pela coluna. Na segunda-feira, 16, despistou ao ser indagado sobre uma eventual troca de partido.
TEMPOS DIFÍCEIS VÊM AÍ
Não há mais dúvidas de que teremos tempos difíceis com os reflexos do coronavírus. As primeiras mortes pelo Covid-19 no Brasil já foram registradas e a tendência é de que tenhamos o pico do vírus no país em abril e maio. Há muita preocupação também em relação ao inverno, época em que normalmente os problemas respiratórios ocorrem com mais intensidade. Por tudo que já se divulgou até agora, a saída é seguir à risca as orientações de higiene para prevenção e, quem puder, fique em quarentena o mais breve possível. Os prejuízos à economia já são inevitáveis e a prioridade, neste momento, é a preservação da vida.
CENTRO DE ATENDIMENTO
A Prefeitura de Venâncio Aires anunciou ontem que entrará em funcionamento amanhã, dia 20, um centro de atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com sintomas respiratórios. A estrutura será montada nos pavilhões São Sebastião Mártir e atenderá das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Um médico, duas enfermeiras e duas atendentes formarão a equipe que atuará junto à unidade móvel de saúde. Em razão do alastramento do coronavírus, prevenção é a palavra de ordem e, além disso, a intenção é diminuir o fluxo de pacientes no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
CONTRATO DO HOSPITAL
Secretário de Finanças de Passo do Sobrado, Ivan Sebben, diz que o município não tem como atender o pedido da Prefeitura de Venâncio Aires de reajuste de 15% nos repasses para o contrato com o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Prefeitos de Mato Leitão e Vale Verde, Carlos Bohn e Carlos Gustavo Schuch, respectivamente, sinalizam que deve acatar a solicitação.