O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), perdeu de vez a paciência com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O episódio da ‘água suja’ é só mais um entre tantos que o Município já precisou ‘abraçar’ junto com a estatal, pois embora não tenha responsabilidade em relação ao abastecimento, é normal que o contribuinte, uma vez indignado, cobre providências do Poder Executivo.
Houve – e ainda há – estresse no que diz respeito à repavimentação de várias quadras, após intervenções para implementação da rede coletora de esgoto; a tal nova estação de captação de água, que está prevista em contrato, não sai do papel de jeito nenhum, apesar das promessas; muitos moradores da parte alta da cidade conviveram anos com problema de desabastecimento no verão; e agora mais esta, só para citar alguns dos dissabores que vêm ocorrendo ao longo desta contestada parceria.
É importante lembrar, também, que Jarbas não assinou o aditivo com a Corsan, que ampliava o tempo de vínculo com a Prefeitura, antes da venda da estatal. Agora, com tanta ‘tranqueira’ para resolver, o chefe do Executivo foi às últimas consequências e tornou público que não descarta romper com a Corsan e abrir caminha para que uma empresa assuma a prestação dos serviços de água e esgoto na Capital Nacional do Chimarrão. O ano de 2023 começou quente e este tema ainda vai repercutir muito.
Dias de pés fora dos aceleradores
Ainda teremos mais alguns dias, talvez 15 ou 20, de pés fora dos aceleradores no que se refere à política. Isso porque a época é de férias e as redes sociais, por exemplo, que normalmente são espaço para manifestações de quem vive a política e seus bastidores, têm sido mais utilizadas para postagens de pés na areia, caipirinha, água de coco e cervejinha, além do xixo, é claro. Estão, quase todos os ‘atores políticos’, curtindo seu descanso para, em seguida, retomar as atividade e, lógico, as polêmicas.
Os trabalhos legislativos voltam no dia 2 de fevereiro e, no dia 6, será realizada a primeira sessão ordinária de 2023. Já houve um primeiro encontro, este extraordinário, convocado pelo presidente da Mesa Diretora, Gerson Ruppenthal (PDT), a pedido do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), para aprovação da revisão salarial do funcionalismo público, que ficou em 5,79%. Vou perder os primeiros movimentos da Casa do Povo, mas ali pelo meio de fevereiro eu volto e recuperar o que for mais importante.
Como conheci o seu José Valmor
Não tive muito convívio com o seu José Valmor Borgmann, o Professor Juca, como era conhecido, a não ser nos momentos em que nos cruzávamos na Casa do Vô, do filho Rui, ou na janta das quartas-feiras, das quais participam também o outro filho, Rafael (Chinha), e o compadre dele, Fábio Lermen. Mas, como frequento os mesmos lugares que os outros três citados, não era raro ouvir comentários a respeito do seu José.
No domingo, 22, aos 78 anos, ele faleceu. E, ao passar no velório para dar um abraço de conforto nos amigos, na manhã de ontem, mais uma vez pude ouvir palavras de respeito, carinho e gratidão a um dos grandes professores de Venâncio Aires. Na despedida, o modo de vida reservado e o extremo conhecimento acerca da área que atuou durante sua trajetória, foram destacados. Pessoas assim deixam legados muito importantes. E eu me solidarizo com a família, amigos e admiradores do seu José.
Rapidinhas
• A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul realiza, no dia 31, a sessão solene de posse dos 55 deputados eleitos e a instalação da 56ª Legislatura (1º de fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2027. Na sessão, que ocorre às 14h, no Plenário 20 de Setembro, também haverá a eleição e a transmissão de cargos da nova Mesa Diretora. Conforme acordo pluripartidário firmado entre as quatro maiores bancadas, o deputado Vilmar Zanchin, indicado pelo MDB, presidirá a Casa no primeiro ano.
• Titular da cadeira que será ocupada pelo ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus (PDT), o deputado estadual eleito Gilmar Sossella (PDT) tome posse no dia 31 de janeiro, mas em seguida deixa o Palácio Farroupilha para responder pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional. Na quarta-feira, 1º de fevereiro, Artus assume a vaga.