Polêmico, intempestivo e, muitas vezes, exagerado em seus ataques a adversários políticos, o vereador Eduardo Kappel (PL) vivia, na sexta-feira, 3, um drama pessoal. Sem conseguir mobilizar o partido que preside e fazer filiações que elevem as condições da sigla para ficar com uma cadeira no Legislativo – no caso, manter a sua -, ele trabalhava nos bastidores para trocar de legenda. O PTB, do vice-prefeito Celso Krämer, a quem Kappel nunca escondeu sua admiração, foi o primeiro a ser procurado. Só que os filiados e, especialmente, os nomes fortes do partido, rechaçaram a chegada do vereador. Muitos, aliás, ameaçaram deixar a sigla caso a filiação fosse efetivada. Como opção, também teria sido sondado o presidente do Republicanos, Benildo Soares, que recentemente filiou o vereador Zé da Rosa, que deixou o PSD. Mais uma vez, a resposta teria sido negativa. A última informação que chegou à coluna foi de que Kappel poderia ser filiado no PTB na surdina, diretamente no diretório estadual. Como o prazo para vereadores trocarem de partido encerrava na sexta-feira, 3, não é possível cravar aqui o desfecho do episódio. Mas, nos próximos dias, trarei a informação.
PAI E FILHO NO PDT
Pai e filho, Ademar e Samuel Gisch deixaram o PTB e assinaram ficha no PDT. Ademar chegou a assumir na atual legislatura, mas ficou insatisfeito por não ter tido mais oportunidades no Legislativo, no caso em rodízio que possibilitasse sua atuação. Samuel começou a atual gestão na Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura, depois foi trabalhar na Secretaria de Meio Ambiente e, por fim, como atendente no posto de saúde do bairro Coronel Brito. Durante a semana, os dois se desfiliaram, Samuel pediu exoneração e, na quinta-feira, 2, já circulavam imagens deles ao lado do presidente pedetista e pré-candidato do partido à Prefeitura, Jarbas da Rosa. Ademar não deve concorrer para apoiar o filho, que se sente preparado para conquistar uma cadeira no Legislativo.
RAPIDINHAS
• O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares, vai acumular a pasta de Habitação e Desenvolvimento Social. Ele mesmo divulgou a informação nas redes sociais, nesta sexta-feira, 3, após ser nomeado pelo prefeito Giovane Wickert.
• Na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Gilmar Mohr (PTB) assumirá no lugar de André Kaufmann, que nesta sexta-feira, 3, deixou a função. Kaufmann vai concorrer a vereador em outubro e está cumprindo determinação eleitoral de desincompatibilização seis meses antes do pleito.
• Vilmar Bender (PTB) é o nome mais cotado para assumir a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) no lugar de Renato Gollmann (PTB), que também deixa a função para concorrer a uma vaga na Câmara em outubro.
• Até sexta-feira, 3, à tardinha, Ramon Schwengber (PSB) não havia informado se segue na Saúde ou deixa o cargo para concorrer. Ele não tem o desejo de buscar uma vaga no Legislativo, mas se colocou à disposição do partido caso o entendimento fosse que ele deve disputar o pleito.
• Tem sessão da Câmara de Vereadores marcada para segunda-feira, 6. Os parlamentares se reúnem a partir das 19h, mais uma vez com as portas fechadas, participação opcional de assessores e veículos de comunicação.