A sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires de segunda-feira, 12, foi tranquila. Um projeto – repasse de R$ 500 mil para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) – e duas moções de aplauso, à Comunidade Santa Rita de Cássia, do bairro Gressler e à Venax Eletrodomésticos, pelos 55 e 40 anos de atividades, respectivamente, foram as matérias aprovadas no período da Ordem do Dia. Mais adiante, nas Comunicações, houve ação e reação dos parlamentares, mas nada que possa ser considerado fora do tom para o Legislativo.

O mesmo não se pode dizer do que aconteceu depois que a reunião foi encerrada. O presidente da Mesa Diretora, Dudu Luft (PDT), e o colega Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), trocaram duras farpas e ‘se prometeram’ para a próxima sessão. Ezequiel Stahl (PL), que estava por perto, sugeriu que eles não deviam levar ataques pessoais adiante, mas não adiantou. O momento foi de tensão e, ao que tudo indica, os políticos devem protagonizar novo enfrentamento na segunda-feira, dia 19 de maio.

Enquanto discutiam, Dudu e Muchila falaram em voz alta, para quem quisesse ouvir, o que têm um contra o outro – no que se refere a informações que podem prejudicar ambos -, mas não vou trazer aqui porque as questões são extremamente pessoais. Caso eles mantenham a decisão de tornar os assuntos públicos, na tribuna da Casa do Povo, aí sim pretendo repercutir. A certeza é de que, se resolverem fazer o que prometeram, ambos sairão perdendo. Há algum tempo comento aqui que tem muito mais o que fazer na Câmara do que ataques pessoais. No entanto, se quiserem seguir nesta esteira, a comunidade terá o direito de saber.

Wolschick: cemitérios atacados

Vereador Diego Wolschick (PP) volta a falar sobre os inúmeros casos de vandalismo nos cemitérios de Venâncio Aires, em especial o Municipal, que fica no bairro São Francisco Xavier. Ele informou que tem ouvido uma série de relatos de pessoas cujos jazigos de familiares falecidos são atacados por delinquentes que têm um único objetivo: trocar as peças furtadas por entorpecentes. “Familiares ficam tristes e se sentem impotentes, pois não há muito o que fazer”, diz o parlamentar. Ele também afirma que, em recente conversa com o delegado de Polícia Guilherme Dill, foi informado de que as autoridades estão dando atenção especial à questão da receptação. “Se tem quem furta, é porque alguém compra”, comenta Wolschick.

Rapidinhas

Vereador Alberto Sausen (Podemos) informou, na sessão da Câmara de segunda-feira, 12, que a maioria das pessoas participantes de enquete a respeito do local para a construção de um auditório para grandes eventos, optou pelo Parque do Chimarrão. A consulta pública foi feita durante a 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), no estande do Poder Legislativo. “O percentual foi de 78% para o Parque e 22% para o Parcão, no Aviação”, disse o parlamentar.

A diretoria do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) está divulgando a reabertura do Museu. Será no dia 25 de maio, um domingo. O evento tem, na sua programação, visitação do público das 14h30min às 18h30min. Além disso, das 15h30min será realizado um cerimonial, seguido do Sarau Cultural, marcado para as 16h. O Museu de Venâncio Aires, localizado no Edifício Storch, no Centro, estava fechado para a conclusão das obras no telhado.