Recebi e-mail do ex-deputado estadual Selvino Heck (PT), que foi lembrado na edição de quinta-feira, 29, por conta da confirmação de que Airton Artus (PDT) terá oportunidade, a partir de 2023, na Assembleia Legislativa, encerrando um período de ausência de 28 anos de venâncio-airenses no Palácio Farroupilha. Ele foi colunista da Folha do Mate por muito tempo e segue leitor assíduo do jornal e deste espaço, o que me alegra. “Quando estou em Santa Emília, como por estes dias, fico esperando que a edição seja jogada na beira da estrada para ir buscá-la. Em tempos de Brasília, sempre a lia religiosamente”, escreveu.

Além de lembrar que, quando chegou à Assembleia, não foi eleito prioritariamente por Venâncio Aires, destacou que sempre fez boas votações na Capital Nacional do Chimarrão. “Nunca larguei as raízes familiares e comunitárias”, comentou, ressaltando que, no Ginásio Luizão, em Santa Emília, duas fotos recordam o tempo de atleta. “Uma, do último jogo do São Luiz, no seu antigo campo, e outra, do primeiro jogo no atual campo. Eu titular, nas duas. Da mesma forma, sempre estive presente em muita coisa em Venâncio, especialmente no interior do município”, orgulha-se.

Além de assessor especial da Presidência da República no governo de Dilma Rousseff (PT), como citado na edição de quinta-feira, ocupou a mesma função nas gestões anteriores, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Em 2003, fui convidado por Frei Betto para ser da equipe do Talher do Fome Zero. Quando Betto saiu do governo, me indicou formalmente, numa janta com Lula, na Granja do Torto, no final de 2004, para ser seu sucessor”, completa. Para 2023, Heck, que também é poeta, com livros publicados desde a década de 70, ventila se dedicar a reunir colunas e artigos para a publicação de memórias ou biografia. Além de Frei Betto, quem insiste para que ele faça isto é o amigo Luis Augusto Fischer, colunista de Zero Hora.

Por fim, lembrou que era chamado de ‘Embaixador de Venâncio Aires em Brasília’, pelo diretor de Conteúdo da Folha do Mate, Sérgio Klafke, e que recebeu, na capital federal, visitas dos ex-prefeitos Almedo Dettenborn (MDB) e Airton Artus (PDT), no Palácio do Planalto. Artus, conforme Heck, foi apresentado por ele a Lula. “Em geral, íamos almoçar no restaurante Esquina Mineira, eu pagando o almoço”, brinca. Dom Sinésio Bohn, na época bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul (já falecido), era outro que o visitava em Brasília. “E, a cada fim de ano, eu encaminhava a todos os ministérios, a revista produzida pela Folha do Mate sobre Venâncio Aires”, encerra, em referência ao Perfil Socioeconômico.

Rapidinhas

• O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), se diz convicto de que os primeiros dois anos de sua gestão são de performance positiva. Em entrevista exclusiva concedida à Folha do Mate, apostou em infraestrutura, saúde e zeladoria como destaques em 2022. A matéria está nas páginas 12 e 13 desta edição.

• Venâncio Aires corre o risco de perder até R$ 4,5 milhões referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2023. Atualmente, o índice é de 2,6%, levando em conta projeção anterior que apontava uma população de mais de 72 mim habitantes. Só que a prévia do Censo 2022 registra menos de 70 mil pessoas na Capital do Chimarrão, o que derrubaria o índice para 2,4%. O Executivo já estuda a possibilidade de recorrer, caso os valorem caiam.

• As posses de Eduardo Leite (PSDB), governador reeleito do Rio Grande do Sul, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito do Brasil, estão marcadas para domingo, 1º. Em Brasília, não teremos a participação do presidente que sai, Jair Bolsonaro (PL), que nesta sexta-feira, 30, viajou para Orlando, nos Estados Unidos. Me parece uma péssima decisão. Ficará, para sempre, com a fama de mau perdedor. A segurança será reforçada.

• Perdemos Pelé. Nascido Edson Arantes do Nascimento, se tornou o Rei do Futebol. Desde quinta-feira, 29, quando sua morte foi confirmada, houve uma comoção geral mundo afora. Não o vi jogar ao vivo, mas sempre que podia buscava documentários a seu respeito e lances disponíveis na internet. Gênio, magistral, inigualável e outras palavras podem ser usadas para definir Pelé. Será velado segunda-feira, 2, no gramado da Vila Belmiro.

• Pessoal, quero desejar a todos um abençoado e próspero ano de 2023. Que todos conquistem os seus objetivos, realizem seus sonhos e gozem de boa saúde, que é o que precisamos para seguir bem neste plano. Muito obrigado pela companhia em 2022 e espero contar com vocês novamente no ano que vem.