O vereador Gerson Ruppenthal (PDT), líder do governo na Câmara de Venâncio Aires e que não conseguiu se reeleger para o mandato 2025-2028, entrou em contato com a coluna para repercutir comentários de bastidores que foram publicados neste espaço na semana passada. Escrevi aqui que o vereador não reeleito Renato Gollmann (Podemos) teria ‘se lançado’ ao cargo de assessor administrativo da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp); que o presidente do Podemos, ex-vice-prefeito Celso Krämer, teria sugerido o nome do vereador eleito Alberto Sausen (Podemos) para o comando da Sisp, para que o seu filho, Diego Krämer, primeiro suplente do partido, pudesse assumir vaga no Poder Legislativo; e que o também vereador não reeleito, Benildo Soares (Republicanos), afirmou com todas as letras que não teria problema algum de assumir um cargo em comissão (CC) no segundo governo de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim. Detalhe é que Renato, Benildo, Celso, Diego e Alberto trabalharam na campanha para Giovane Wickert (PSB) e Elida Klamt (PSDB).
O pedetista confirmou que os comentários realmente circulam pelos bastidores, mas garantiu que Jarbas e Izaura estão atentos “a estes candidatos, eleitos e não eleitos, que agora dizem estar do lado do governo”. Conforme Gerson, os nomes citados “são de pessoas que fizeram campanha ferrenha contra o atual governo e falavam mal do Executivo e dos vereadores da base, especialmente os do PDT”. Ele ainda destacou que muitas pessoas que “deram a cara para bater”, ou seja, concorreram ou apoiaram a dobradinha Jarbas e Izaura no pleito de outubro deste ano, “estão esperando algo”. O vereador manifestou também que, “pela vontade deles, o Jarbas jamais ganharia a eleição”, e finalizou dizendo que “é muita cara de pau falar em entrar na base ou assumir um CC”.
Festival de Balonismo inicia hoje
De hoje até domingo, 24, Venâncio Aires estará em evidência no Rio Grande do Sul e, porque não dizer, no país, pela realização do 5º Festival de Balonismo, uma promoção da Folha do Mate, Terra FM e Prefeitura, com apoio da Jung Balonismo e Federação Gaúcha de Balonismo. As atividades – e tem atração de montão, pra toda a família – se concentram no Parque Municipal do Chimarrão. Na edição de hoje, um caderno especial está circulando encartado com as informações necessárias para quem quer se programar para prestigiar o evento, que já se tornou tradicional na Capital Nacional do Chimarrão e vai trazer milhares de visitantes à cidade, pessoas que, certamente, além de conferirem a programação do Festival de Balonismo, vão circular pelo município, fomentar o comércio local e levar para casa boas lembranças de Venâncio Aires.
Rapidinhas
Atual prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch (MDB) afirmou, em participação no programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, ontem, que irá assumir uma secretaria na gestão do sucessor, Ricardo Froemming, o Feijão (MDB). De acordo com ele, é provável que algumas pastas passem por reestruturação, principalmente as de Finanças, Indústria e Comércio e de Administração e Planejamento. Schuch revelou que recebeu convite do deputado estadual Edvilson Brum (MDB) para assessorá-lo, mas informou que, neste momento, vai focar no suporte a Feijão o vice eleito, Melinho, também do MDB.
Estava na pauta do Legislativo, para a sessão da noite de ontem, o Projeto de Lei número 118, de autoria do Executivo e que estabelece o plano de equacionamento do déficit atuarial, anos 2025 a 2055, do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município de Venâncio Aires, na modalidade por alíquotas suplementares. Basicamente, a finalidade é alterar o plano de amortização, que a partir do ano que vem será por alíquotas suplementares e não mais por aportes fixos, como acontece atualmente. Os percentuais de alíquotas suplementares serão de 10,87% em 2025, de 10,91% em 2026 e de 14,87% de 2027 a 2055, conforme consta na justificativa do Poder Executivo.
A comunidade venâncio-airense, em especial quem é fã de esportes, está ansiosa para saber o que será da Assoeva em 2025. Na sexta-feira, 16, após a derrota por 3 a 0 para o Atlântico de Erechim, no Poliesportivo, que decretou a eliminação do clube da Série Ouro, o capitão da equipe, Rafa, e o técnico, Vandré da Costa, muito emocionados concederam entrevistas se dizendo extremamente preocupados com o futuro da instituição. Também falou o supervisor Eliel Hammes e, igualmente tomado pela emoção do fim da temporada, deixou em aberto o planejamento para o próximo ano. De acordo com ele, “a Assoeva vai continuar, mas vai ser da forma que Venâncio quiser”.