Volta e meia me pego pensando na importância da escola não apenas pelo prisma do processo educacional, mas também pela forma mais abrangente de atuação dos educadores, que em muitos momentos fazem as vezes de pai e mãe. Cuidam das crianças, especialmente, como se fossem de suas famílias. Quem nunca se surpreendeu com um filho que volta da escola com uma novidade, algo que, sabidamente, não aprendeu em casa?
Eu e minha esposa temos o hábito de estimular a nossa Lívia, seja para uma leitura ou iniciação a algumas palavras em inglês, principalmente cores e números, mas vira e mexe ela chega da escolinha e larga algo que nos chama a atenção. Nestes momentos, que são cada vez mais frequentes, aflora um sentimento de gratidão aos professores, pois fica claro que, mesmo estando a minha pequena com apenas 5 anos, diariamente os mestres estão repassando conhecimento, e ela, absorvendo.
Primeiro foram as profes da Escolinha do HSSM, agora são as do Centro de Assistência Social de Venâncio Aires (Casva). Em nome destas profissionais, registro aqui o meu reconhecimento aos educadores. O que a gente ouve de um professor, leva para o resto da vida. Eles são os melhores exemplos.
Talvez alguns vão pensar que eu sou meio louco, mas nesta sexta-feira, 17, enquanto editava uma matéria da colega Luana Schweikart sobre o ‘sumiço’ dos piolhos (ainda bem!), voltei mais de 35 anos no tempo. Recordei de quando era aluno do pré-escola na Getúlio Vargas, em Cachoeira do Sul, minha cidade natal.
Antigamente (como traz a matéria da Luana, que pode ser conferida na página 14 desta edição), a infestação de piolhos nas escolas era “normal”. E eu lembro das professoras pedindo para as mães mandarem fraldas de pano brancas e pentes finos para a escola, pois quando se constatava que alguém tinha piolho, era fila indiana e todo mundo ia pra ‘fiscalização’. Pode parecer bobagem, mas já se deram conta de que até isso os educadores têm que fazer, em algumas situações? Pois é.
Além de toda a criatividade para tornar as atividades prazerosas para os alunos, do vigor para acompanhar crianças cheias de energia, da atenção para qualquer mudança repentina de comportamento e da preocupação com a própria família (sim, porque professor também tem família), os educadores desempenham papel fundamental no processo evolutivo de cada ser humano.
Não é só alfabeto e tabuada, eles oferecem muito mais e são decisivos para a formação dos cidadãos do futuro. Não é Dia do Professor, nem uma data alusiva à educação. Apenas me deu vontade de escrever algumas linhas para agradecer estes profissionais que, muitas vezes, não são valorizados como deveriam. Vocês fazem toda a diferença, mestres!
Claudio: VRS-816 e hidrantes seguem na pauta
Vereador Claudio Weschenfelder (PDT) está deixando a Câmara, mas sua marca vai ficar no Legislativo. Destaco duas pautas trabalhadas pelo parlamentar que são de extrema relevância: municipalização da VRS-816, entre o Grão-Pará e o trevo de Linha Travessa e Vila Palanque, na RSC-453, e a tentativa de flexibilização das exigências relacionadas ao Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) para edificações com mais de 750 metros quadrados. Ele faz parte, há muitos anos, da diretoria da Associação Esportiva São Pedro (Assespe), de Linha Grão-Pará, e sabe que muitas entidades podem até ter as atividades suspensas caso sejam obrigadas a disponibilizar um hidrante para eventuais casos de sinistros. Isso porque o investimento chega a R$ 50 mil.
Rapidinhas
• Vereador Elígio Weschelfelder, o Muchila (PSB), publicou vídeo nas redes sociais informando que encaminhou protocolo, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, que solicita o ‘congelamento’ do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2022. Ele argumenta que a pandemia trouxe dificuldades para muitas famílias e que o valor do tributo, que já é um peso no orçamento anual, não deve ter incremento.
• A dupla Gre-Nal entra em campo pelo Campeonato Brasileiro neste domingo, 19. O Colorado recebe o Fortaleza, no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 11h. Já o Tricolor tem mais um embate contra o Flamengo, às 20h30min, no Rio de Janeiro, com o Maracanã como palco. O Juventude, outro gaúcho na competição, joga neste sábado, 18, diante do Athletico Paranaense, na Arena da Baixada, em Curitiba, às 18h45min.
• Deparei com uma viatura do Batalhão de Choque da Brigada Militar circulando pela rua Júlio de Castilhos esta semana. Sinal de que a promessa do vice-governador do Estado e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior (PTB) está sendo cumprida. Importante notar a presença dos policiais para que tenhamos a famosa sensação de segurança. Até porque, todos sabem, o efetivo da BM em Venâncio Aires está bem abaixo do ideal. É uma demanda que não sai de pauta nunca.
• Saiu a nomeação do vereador Ezequiel Stahl (PTB) para a Susepe. Com isso, pelo menos por alguns meses, ele deve ceder espaço para um suplente. O primeiro é Alberto Sausen (PTB), mas ouvi dizer que poderemos ter surpresa. Seria uma oportunidade para Sílvia Schirrmann (PTB), que estava ‘namorando’ com o PDT? Aguardemos.