Mais uma declaração muito impactante do delegado regional de Polícia Civil, Luciano Menezes, na sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires de segunda-feira, 31. Ao responder questionamento do presidente da Mesa Diretora, Dudu Luft (PDT), a respeito do déficit de efetivo na Capital Nacional do Chimarrão — algo que não é exclusividade daqui —, Menezes afirmou que, em relação aos recursos humanos, a Polícia Civil está “saindo da miserabilidade”.

O delegado ressaltou que as DPs do Rio Grande do Sul trabalham com, no máximo, 35% do número ideal de servidores. Só nos últimos oito anos, de acordo com ele, é que o Governo do Estado passou a “recompor um pouco” os efetivos. Menezes argumentou ainda que, durante mais de uma década, as aposentadorias foram em maior número do que o ingresso de novos policiais. “A gente usa sempre a metáfora do armário. Não tem um armário para abrir e tirar gente de lá, né?”, brincou.

Delegado Menezes é substituído

A surpresa dessa sexta-feira, 4, foi a nota oficial divulgada pela chefia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul informando a substituição de Luciano Menezes na Delegacia Regional de Polícia de Santa Cruz do Sul. Segundo o comunicado, o delegado Jader Ribeiro Duarte é quem vai assumir a 16ª DRP, já a partir de segunda-feira, 7. A mudança ocorre poucos dias depois de Menezes ter participado da sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, onde falou por uma hora e escancarou as dificuldades enfrentadas em razão da falta de suporte do Governo do Estado.

Suspensões de sessões e chiadeira

Desde o início da atual legislatura, as sessões da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires têm sido suspensas — normalmente por 10 minutos —, depois do período da Ordem do Dia (votações), para que os parlamentares possam fazer registros fotográficos junto a homenageados e representantes de empresas ou entidades reconhecidas pelo Poder Legislativo. Só que, no encontro de segunda-feira, 31, teve parlamentar chiando porque alguns colegas atrasaram o andamento dos trabalhos para tirar fotos com quem foi utilizar a tribuna. O espaço é usado, geralmente, para os convites para festas de comunidades. Por enquanto, ninguém se pronunciou publicamente a respeito, mas, a julgar pelo que se ouve nos bastidores, isso deve acontecer muito em breve. À medida que o ano avança, os ânimos se acirram bastante.

Alerta aos números de campanha

Em recente sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), pediu para que o presidente da Mesa Diretora, Dudu Luft (PDT), fizesse constar em ata que a colega Alessandra Ludwig (PDT), ao exibir imagem no telão do Plenário Vicente Schuck, estava com uma camiseta com o número que ela utilizou para concorrer a uma cadeira no Legislativo. De acordo com o parlamentar, a situação pode ser considerada propaganda antecipada. É muito provável que nada decorra do episódio, mas, nos bastidores, vários colegas comentaram a respeito da necessidade de eliminar fotos, principalmente, de materiais atuais de divulgação e dos seus perfis de redes sociais.

Rapidinhas

O vereador Ezequiel Stahl (PL) quer que o Poder Executivo utilize os recursos residuais referentes à Contribuição de Iluminação Pública (CIP) para subsidiar a implementação de redes trifásicas no interior de Venâncio Aires. O parlamentar ressalta que o Setor de Eletrificação da Prefeitura já concluiu a modernização da rede na Capital do Chimarrão — colocação de lâmpadas de LED —, mas os recursos continuam a irrigar a conta da CIP mensalmente. Os valores são de utilização específica para a área.

Primeiro suplente do Podemos na Câmara de Vereadores, Diego Krämer está divulgando, nas redes sociais, o oferecimento de aulas de futsal para crianças de 5 a 14 anos, totalmente gratuitas, no ginásio da comunidade São Manoel, em Linha Taquari Mirim, no interior de Venâncio Aires. De acordo com ele, as aulas ocorrem uma vez por semana. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 99699-0780.