Como acontece todos os anos, a Câmara de Vereadores terá que eleger, antes do fim de 2025, o presidente da Mesa Diretora em 2026. Geralmente, a escolha ocorre na última sessão do ano e, se isso se mantiver, teremos o anúncio do novo comandante do Poder Legislativo no dia 22 de dezembro. Escrevo novo, no masculino, porque o presidente será Nelsoir Battisti (PSD), em cumprimento a acordo que foi feito no início da atual legislatura e deu a Dudu Luft (PDT) o cargo de presidente este ano.

Gilberto dos Santos (MDB), atual segundo secretário, ocupará a função de vice-presidente. Alessandra Ludwig (PDT) e Alberto Sausen (Podemos) assumirão os cargos de primeira e segundo secretários, respectivamente. A composição segue o modelo pluripartidário, o que deve se manter até o quarto ano. Em 2027, a presidência da Mesa será do MDB e, em 2028, novamente do PDT. Gilberto dos Santos e Alessandra Ludwig são os favoritos para ficar com o posto de comando na Casa do Povo. Ele já foi presidente, mas para ela será a primeira oportunidade na função.

Voltando à eleição deste ano, comenta-se que a oposição, mesmo sabendo que não tem chances de chegar à presidência, apresentará uma chapa, como forma de ‘marcar território’. É o que tem ocorrido nos últimos anos, embora a base governista tenha sido fiel aos acordos e garantido o maior cargo do Legislativo. Não há um nome definido para encabeçar a chapa de oposição, mas a coluna apurou que a preferida dos colegas é Sandra Silberschlag (PP). A inscrição pode ser feita até o dia da eleição.

Claidir: Desenvolvimento Social

Ninguém fala oficialmente, mas a ida da vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) para a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, a partir de 1º de janeiro de 2026, é dada como certa nos bastidores da política. A própria Claidir já ventilou isso em outras oportunidades, mas agora o assunto esquentou. A pasta está sob o comando de Camilla Capellão, que também é do Republicanos e cujo trabalho é avaliado como muito bom, contudo, a vereadora parece querer viabilizar algum tempo de Câmara para o primeiro suplente do partido, André Puthin. Claidir conhece muito bem a secretaria, pois já respondeu por ela, e Puthin igualmente conhece de Legislativo, onde já esteve como vereador titular. Camilla deve ser mantida como assessora administrativa, segundo cargo na hierarquia da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social.

Ponto facultativo no Legislativo

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires terá ponto facultativo nesta sexta-feira, 21, e, dessa forma, não haverá expediente. De acordo com a resolução apresentada pela Mesa Diretora do Poder Legislativo, a medida será adotada em razão do feriado desta quinta-feira, dia 20 de novembro, alusivo a Zumbi e à Consciência Negra. Parlamentares, assessores e servidores voltam a se encontrar na segunda-feira, 24. A sessão semanal inicia às 18h.

Feriado e Festival de Balonismo

Desde ontem, o Parque Municipal do Chimarrão está tomado pelas boas energias do 6º Festival de Balonismo, evento que, sem sombra de dúvidas, veio para ficar. O festival, além de oferecer diversas atrações aos venâncio-airenses e visitantes – vem gente de tudo que é lugar, até mesmo de fora do Rio Grande do Sul -, coloca a Capital do Chimarrão no ‘mapa’ dos grandes eventos do estado e do país. A programação segue até domingo, 22. Nesta edição, o Grupo Folha do Mate traz todas as informações referentes ao festival. Podem ser conferidas nas páginas 9, 10, 11, 12 e 13.

Rapidinhas

Vereadores que foram ao Dia de Campo da Cultura do Tabaco da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), na última sexta-feira, 14, não pouparam elogios à estrutura montada na propriedade de Armindo da Rosa, localizada junto ao pórtico de acesso a Venâncio Aires. O evento voltado à valorização do produtor rural e à difusão de novas tecnologias voltadas ao setor contou com a presença de Diego Wolschick (PP), Ezequiel Stahl (PL), Dudu Luft (PDT) e Gilberto dos Santos (MDB).

Sandra Silberschlag (PP) anunciou emenda de R$ 200 mil do deputado federal Pedro Westphalen (PP) para revitalização de praças e academias ao ar livre.