Eleição, pesquisa e a expectativa

Chegou a hora de decidirmos quem são as pessoas que terão a missão de conduzir Venâncio Aires pelos próximos quatro anos. Neste domingo, 6, serão conhecidos prefeito, vice-prefeito (a) e vereadores para a gestão de 2025 a 2028. Na Prefeitura, considerando os números apresentados pela pesquisa da Folha do Mate, Terra 105.1 FM e Instituto Methodus, publicada na edição extra de sexta-feira, 4, há boa chance de a Capital Nacional do Chimarrão conhecer o segundo reeleito da história. A vantagem de Jarbas da Rosa (PDT) é boa, mas não se pode ‘cravar’ que ele e Izaura Landim (MDB) serão vitoriosos. O crescimento de Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL) indica que o pleito não será de total tranquilidade, apesar da tendência para a reeleição da dupla.

Marasca e Alexandre, aliás, serão os únicos a realizar uma carreata neste sábado, 5, pelas ruas da cidade. A coligação ‘Endireita Venâncio’ acredita que ainda é possível vencer a eleição e vai fazer tudo o que puder em busca deste objetivo. O candidato do PP foi muito festejado pela militância após o debate de quinta-feira, 3, no Clube de Leituras, e está disposto a suar até a última gota para, no mínimo, vender muito caro esta eleição. Giovane Wickert (PSB) e Elida Klamt (PSDB), pela pesquisa, agora correm por fora. A coligação deles – ‘Unidos Por Um Futuro Melhor’, aliás, pediu à Justiça, e foi atendida, no sentido de ter os dados da pesquisa Methodus. A dupla acredita que o levantamento não mostra a realidade do momento e entende que é possível vencer neste domingo, 6.

A coligação ‘Para Frente Venâncio’, de Jarbas e Izaura, também fez o pedido de acesso à pesquisa anterior, e igualmente foi atendida. Agora, o candidato à reeleição parece ter gostado do resultado, já que na segunda rodada, Jarbas viu sua vantagem despencar de 20 para 10 pontos percentuais em relação a Marasca. Sabe-se lá o que passa na cabeça dos candidatos, fato é que o levantamento é feito por um renomado instituto e que acertou, praticamente na vírgula, os últimos dois resultados de eleição em Venâncio Aires. Em 2016, Jarbas e Giovane foram para as urnas tecnicamente empatados, e o socialista acabou vencendo por 254 votos. Em 2020, o Instituto Methodus mostrou Jarbas na frente de Giovane na proporção de dois por um, praticamente, e acertou em cheio. Aguardemos o resultado das urnas no ano de 2024.

Um debate para ficar na história

Que debate organizaram Folha do Mate e Terra FM na noite de quinta-feira, 3, no Clube de Leituras. Quem duvidava que era possível colocar 400 pessoas no salão principal da sociedade centenária e contar com o bom comportamento de militantes e simpatizantes, teve que dar a mão à palmatória. Confrontos muito interessantes entre os candidatos Cândido Faleiro Neto (PT), Giovane Wickert (PSB), Jarbas da Rosa (PDT) e Maciel Marasca (PP) – alguns mais acirrados, mas todos dentro de um nível aceitável, digamos – contribuíram para um evento que pode ter sido decisivo. Em nome dos colegas Letícia Wacholz e Daniel Heck, que mediaram o debate de forma impecável, estendo meus cumprimentos a toda a equipe da Folha do Mate e Terra FM, cuja integração se consolida a cada dia. Quem ganha com isso é a comunidade de Venâncio Aires, que tem à disposição informação imparcial e precisa, seja no jornal impresso, nas ondas do rádio ou nas plataformas digitais.

Dia de trabalho e comemoração

O domingo, dia 6 de outubro, será de muito trabalho, certamente. A cobertura que Folha do Mate e Terra FM irão oferecer à sua audiência vai demandar, mais uma vez, esforço dos cerca de 30 profissionais que estarão a postos para informar tudo a respeito do processo eleitoral, desde as primeiras movimentações do dia até o anúncio dos resultados, que no caso de Venâncio Aires deve sair, oficialmente, depois das 20h. A expectativa é de que tenhamos, tanto na Capital do Chimarrão quanto nos municípios da microrregião – Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde -, pleitos tranquilos e sem intercorrências de maior gravidade.

Mas, além do trabalho, o domingo também reservará um espacinho para a festa. Isso mesmo. Neste dia 6 de outubro de 2024, a Folha do Mate está completando mais um ano de atividades. Será apagada a velinha de número 52 da empresa jornalística, que desde 1972 vem acompanhando as eleições em Venâncio Aires. Ou seja, será um misto de foco nas atividades profissionais e prazer por fazer parte desta equipe tão competente, em uma data tão especial. Parabéns, Folha do Mate! Minha casa há mais de 10 anos e que, por meio do jornalismo, me fez conhecer esta cidade acolhedora e cheia de gente da melhor qualidade.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido