A eleição para a Prefeitura de Venâncio Aires tem nova polêmica. Nesta sexta-feira, 27, o candidato da coligação ‘Unidos Por Um Futuro Melhor’, Giovane Wickert (PSB), postou nas redes um vídeo para rechaçar os comentários de que teria ‘vendido’ a campanha para Maciel Marasca (PP). De acordo com ele, uma imagem que sugere que os dois estariam em um estabelecimento comercial negociando o valor de R$ 1,5 milhão vem circulando pelos grupos de WhatsApp e está prejudicando a sua busca pelo Executivo. “O desespero dos nossos adversários e a sede pelo poder é tão grande que ofende a minha moral, a minha família e todos os venâncio-airenses”, disparou Giovane, que sustenta que a foto foi tirada por um apoiador de Marasca, em um bar da cidade.
Logo depois que o vídeo de Giovane ganhou as redes sociais, Maciel Marasca também gravou mensagem, pelo meio da qual se manifesta a respeito do episódio. “Estamos recebendo várias fofocas, e nesta reta final de campanha vão surgir cada vez mais. Recebi a informação de que estou comprando, ou o Giovane está se vendendo, por R$ 1,5 milhão para me apoiar. Isso não é verdade e muitas fofocas serão feitas, mas eu respeito todo mundo. Nossa cidade não é tão grande assim e vamos nos encontrar. A partir de 1º de janeiro estaremos administrando para todos os venâncio-airenses”, argumentou. Mais um ingrediente para a última semana de campanha na Capital do Chimarrão, será quente, certamente.
Elogio a Marasca e provocação
Para surpresa de quem acompanhava a sessão da Câmara realizada na quinta-feira, 26, o vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), fez um elogio ao candidato a prefeito Maciel Marasca (PP). “Todos sabem que eu não morro de amores pelo candidato Marasca, mas eu preciso aqui, em alto e bom som, parabenizá-lo. Sim, pois quando ele diz que os cargos da Prefeitura precisam ser compostos por técnicos, ele está absolutamente certo e é disso que Venâncio precisa”, comentou ele, que concorre à reeleição e integra a coligação ‘Unidos Por Um Futuro Melhor’, dos candidatos Giovane Wickert (PSB) e Elida Klamt (PSDB).
Depois da manifestação do socialista, Tiago Quintana (PDT), que é seu desafeto, aproveitou o período de pronunciamento para dar uma alfinetada: “Achei que ia demorar mais tempo para os aliados do Giovane largarem ele, mas pelo jeito o braço direito já abandonou o barco mais cedo, já está pulando fora”. A manifestação foi seguida de gargalhadas.
Republicanos vai ter dificuldades
Sem sombra de dúvidas, o Republicanos terá muitas situações para resolver depois dos resultados das eleições municipais, no próximo dia 6 de outubro. Benildo Soares, vereador que tenta a reeleição, faz campanha para a chapa de Giovane Wickert (PSB) e Elida Klamt (PSDB). Já Luciano Silva, que concorre a uma vaga na Câmara pela sigla, depois de ter passado por PSL e União Brasil – onde teve dissabores com Claidir Kerkhoff Trindade (agora no Republicanos) e Ricardo Landim (agora no MDB), está apoiando Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL). “Sou o único do Republicanos que apoia a direita, e acredito na vitória”, comentou ele, em contato com a coluna. Lembrando que a legenda integra a base de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB).
Rapidinhas
Ex-presidente do Cidadania, Adair Ribeiro, popularmente conhecido como Marcos do Bairro Macedo, entrou em contato com a coluna para dizer que também ingressou nas fileiras do MDB, a exemplo da advogada Juçara Ferreira – que era do PSDB e trocou de partido a convite da vice-prefeita Izaura Landim. Ele ressaltou ainda que sua esposa, Paty Silva, e o amigo Luís Carlos Dalferth, que concorrem a uma vaga na Câmara no pleito deste ano, seguiram com ele para o MDB. “Assim como várias outras pessoas que estavam no Cidadania e não concordaram com o que fizeram com o partido”, comentou o agora militante emedebista. Ele acredita que a legenda tem condições de emplacar três vereadores para a próxima legislatura. Nesta, tem apenas Gilberto dos Santos.
Além de Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que afirmou ter sido o único vereador a desfilar no dia 20 de setembro, e de Sandra Wagner (PSB) e Benildo Soares (Republicanos), que estiveram na atividade, quem também participou foi Clécio Espíndola, o Galo (MDB), que andou na Osvaldo Aranha a cavalo.