Todos sabemos da característica de sazonalidade do emprego em Venâncio Aires, em razão das contratações e desligamentos em massa da indústria do tabaco. No entanto, é necessário destacar que a Capital Nacional do Chimarrão teve o melhor desempenho para o mês de fevereiro desde 2008 na geração de novas vagas: 1.765, de acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Isso quer dizer que, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, Venâncio Aires está conseguindo resistir aos impactos da crise sanitária. Como lembrou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, é aquela coisa: colhe-se agora para pagar a conta ali na frente, mas pior seria se o saldo tivesse reduzido.
NÃO É HORA DE DESCUIDO
Embora exista uma leve tendência de redução dos casos de Covid em Venâncio Aires, o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) segue com extrema dificuldades para suportar as internações e ainda temos muitos registros de óbitos em decorrência da doença. Durante a semana, a Capital do Chimarrão chegou a 103 mortes por complicações relacionadas ao vírus. Portanto, não é hora de relaxar nos cuidados, até porque após datas especiais e feriadões os números geralmente disparam. Cada um tem que fazer a sua parte, pois dependemos uns dos outros.
Rapidinhas
• Embora o PTB e o PSB tenham saído derrotados da eleição de 2020, os deputados federais Marcelo Moraes (PTB) e Heitor Schuch (PSB) já se pronunciaram no sentido de que seguirão parceiros de Venâncio Aires. Não é pouca coisa, uma vez que os dois são os maiores colaboradores do Município no que se refere ao envio de emendas parlamentares.
• Talvez muita gente não tenha se dado conta, principalmente em função da pandemia, mas teremos eleições gerais em um ano e meio. Isso mesmo. Se o calendário normal for mantido, em outubro de 2022 vamos escolher presidente, senadores, governadores e deputados federais e estaduais. Ou seja, daqui em diante as manifestações políticas ficarão cada vez mais em evidência.
• Primeiro Gre-Nal deste ano tem horário diferenciado. Será disputado na Arena, em Porto Alegre, a partir das 22h15min deste sábado, 3. Grêmio e Inter devem levar a campo força máxima ou algo muito perto disso. Resultado é imprevisível.