Candidato à reeleição, o vereador Ezequiel Stahl (PL) fez uma postagem nas redes sociais na qual afirma que tem “conteúdo comprobatório bem importante” sobre suposto uso da máquina pública em benefício de um candidato que, segundo ele, “parece que foi adotado pelo governo”. De acordo com o parlamentar, após receber denúncias sobre o suposto favorecimento, foi em busca de provas e há “vídeos, áudios e fotos” que comprovariam as irregularidades. Em razão disso, garante que o material será encaminhado ao Ministério Público Eleitoral (MPE).
Na manifestação, Stahl não cita o nome do candidato que estaria sendo beneficiado, mas salienta, inclusive, que “uma grande obra em uma propriedade particular” teria sido realizada recentemente a pedido do político. Conforme o vereador, “ele pede votos explicitamente” e, além disso, a partir do atendimento de demandas, a contrapartida seria a adesivação do veículo da pessoa beneficiada. “Estão querendo comprar o seu voto com o seu dinheiro. Você está sendo feito de bobo, está sendo usado, está sendo feito de idiota”, disparou Stahl na parte final da postagem.
Marasca: convite a Andréia Haas
Quem também usou as redes sociais – não para fazer denúncias, mas para revelar um convite – foi Andréia Haas, ex-coordenadora do campus de Venâncio Aires da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Na postagem, Andréia diz que foi convidada pelo candidato a prefeito Maciel Marasca (PP) para assumir a Secretaria Municipal de Educação, caso a coligação ‘Endireita Venâncio’, que tem Alexandre Wickert (PL) como candidato a vice, vença a eleição. Com mais de 25 anos de atuação na área, Andréia já foi, inclusive, presidente do Conselho Municipal de Educação. E, pelo jeito, o convite foi aceito. “Vamos mudar o município pela educação. Tenho muito a contribuir e sei que não é uma tarefa fácil. Temos que escutar os professores e dar liberdade às equipes diretivas”, declarou Andréia em sua manifestação nas redes sociais.
ICMS entusiasma funcionalismo
A previsão de que a arrecadação referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pode ter incremento de até R$ 10 milhões em 2025, considerando números divulgados pela Receita Estadual, recentemente, entusiasma o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires no sentido de ver atendida sua pauta reivindicatória. As negociações com o Poder Executivo iniciaram na segunda-feira, 9, quando o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e a vice Izaura Landim (MDB) receberam representantes da categoria. A solicitação, homologada em assembleia geral extraordinária, é de 2,63% de perdas acumuladas nos últimos anos, 4,2% relativos à projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e outros 3,17% de ganho real: 10% no total.
Inicialmente, Jarbas sinalizou com a integralidade da inflação (4,2%) e afirmou que entende como justo e tentará atender o pedido de 2,63% de perdas inflacionárias. Não descartou a possibilidade do ganho real, deixou a situação em aberto. Fato é que, desde o início do seu mandato, o pedetista disse que se esforçaria para conceder os índices de inflação e repor as perdas. Então, se conseguir enviar à Câmara de Vereadores a peça orçamentária de 2025 (até o dia 20 de outubro) com o percentual de revisão de 6,83%, terá cumprido a sua promessa. Se fizer mais do que isso, deve cair nas graças do funcionalismo, sem sombra de dúvida.
Folha publica pesquisa no sábado
Folha do Mate e Instituto Methodus publicam na edição de sábado, 14, a segunda pesquisa de intenção de votos para prefeito em Venâncio Aires. Durante a semana, foram feitas as entrevistas e os resultados estão sendo tabulados, para que tenhamos os percentuais obtidos pelos candidatos Cândido Faleiro Neto (PT), Giovane Wickert (PSB), Jarbas da Rosa (PDT) e Maciel Marasca (PP). Como já publicamos uma pesquisa, será possível fazer comparações, ver quem subiu, quem caiu e quem ficou na mesma.
Desde a divulgação da primeira pesquisa, que trouxe Jarbas com 43,3%, Giovane com 23,3%, Marasca com 19,3% e Cândido com 1,8% das intenções na versão estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos), não se fala em outra coisa nos bastidores da política local. E, certamente, todos estão à espera de mais uma rodada para atualização do cenário e projeção de como serão os últimos dias de campanha. A última pesquisa será publicada no dia 4 de outubro, dois dias antes da eleição.