O vereador Ezequiel Stahl (PTB) reassume sua cadeira na Câmara de Venâncio Aires na sessão de segunda-feira, 7. Ele concluiu o curso de admissão à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) na quinta-feira, 3, e ficará lotado no Presídio Estadual de Lajeado. Com a proximidade do município onde vai trabalhar, será possível conciliar a profissão de policial penal com a política. Na quinta, após a formatura, em Porto Alegre, o parlamentar postou foto que destaca a conquista e também revelou uma novidade: vai ser pai. A esposa, Denise Jantsch, está grávida do primeiro filho do casal, que deve chegar em agosto. “Estamos muito felizes”, comentou Stahl, ao ser contatado pela coluna.

No retorno às atividades legislativas, o político vai compor a bancada do PTB, a maior da Câmara, ao lado de André Kaufmann, Renato Gollmann, Elstor Hackenhaar e Clécio Espíndola, o Galo. Dos cinco, Hackenhaar é o único suplente: estará na Casa do Povo por 15 dias, na vaga do titular Diego Wolschick e, provavelmente, mais 15 dias no lugar de Kaufmann. Stahl tem pautas prioritárias para a volta: “Quero me manifestar sobre este projeto da Mesa Diretora que foi arquivado (adicional de escolaridade para os servidores da Câmara), iluminação de LED, diesel em máquina particular, brita entregue em terrenos urbanos, saúde e licitações absurdas”, antecipou o parlamentar petebista.

Argenta anuncia pré-candidatura

Na tarde desta sexta-feira, 4, bati um papo breve, por telefone, com o empresário Roberto Argenta, dono da Calçados Beira Rio e do complexo Termas Romanas, em Restinga Seca. Ele confirmou, para terça-feira, 8, o anúncio de filiação a um novo partido e a oficialização da pré-candidatura ao Governo do Estado. A imprensa será reunida no Hotel Deville, às 17h. Argenta deixou o MDB, onde não conseguiu despontar como pré-candidato ao Palácio Piratini, e, especula-se, deve assinar ficha no PROS. “Oficialmente, só falo na terça, dia 8. Escolhi a data propositalmente. É o Dia Internacional da Mulher e quero fazer uma homenagem à inteligência feminina”, declarou. Nos bastidores da política gaúcha, comenta-se que Roberto Argenta tem intenção de sensibilizar a ex-senadora Ana Amélia Lemos (Progressistas) a compor a chapa como pré-candidata a vice.

Embora sua pré-candidatura sequer esteja oficializada, o empresário, que já foi vereador e prefeito em Igrejinha e deputado federal por um mandato, diz que já visitou 380 municípios do Rio Grande do Sul para ouvir as reivindicações das comunidades e elaborar um plano de governo baseado nas prioridades apontadas pelos cidadãos. “Ficou muito claro, nesta nossa caminhada, que os gaúchos precisam de emprego, principalmente na metade Sul do estado. Também queremos dar muita atenção para a educação, pois em virtude da pandemia, as escolas ficaram muito tempo fechadas. A educação, no presente, é a garantia de emprego no futuro”, disse. Argenta lembou que no dia 18 de março estará em Candelária para a inauguração da nova unidade da Calçados Beira Rio e que o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), já confirmou presença no ato.

Rapidinhas

• Tudo indica que estamos caminhando, se não para o fim, pelo menos para um período de maior tranquilidade e menos agressividade da pandemia de coronavírus. Os números de novos casos, internações e óbitos estão em queda e, se a curva na descendente for mantida, certamente teremos dias melhores. O Ministério da Saúde já cogita mudar o status de pandemia para endemia. Será a hora, já?

• E quando a gente pensava que nada poderia ser pior do que uma eliminação do Grêmio diante do Mirassol, na primeira fase da Copa do Brasil, vem o Inter e consegue cair também na primeira etapa da competição. A derrota do Colorado frente ao Globo, do Rio Grande do Norte, por 2 a 0, foi classificada até mesmo por torcedores do clube como o maior vexame da história do Inter. Fico imaginando o que veremos na próxima quarta-feira, 9, quando será disputado o clássico Gre-Nal, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, a partir das 21h. Antes disso, a dupla tem oportunidade de dar uma aliviada na situação: o Grêmio vai a Novo Hamburgo enfrentar o Anilado, neste sábado, 4, às 16h30min, e o Colorado recebe o Aimoré, neste domingo, 5, a partir das 18h15min.

• Neste sábado, 5, completa 51 anos o amigo Claudio Weschenfelder, que antes de entrar para a política, trabalhou comigo aqui na redação da Folha do Mate por seis anos e foi o responsável pelo convite para que eu fizesse parte dos Veteranos da Assespe, time no qual estou até hoje. Por intermédio dele também criei vínculo com a comunidade de Linha Grão-Pará, onde já me sinto em casa. A amiga Adelaide, esposa do Claudinho, como é conhecido, completou 49 primaveras na quarta-feira, 3. E a filha do casal, Luana, faz 16 anos no próximo dia 15. Parabéns a esta família querida, amiga de todas as horas e que é um dos pilares da Assespe. Que nossas vidas e amizade sejam longevas.