Impressionante a repercussão da sugestão de Alberto Sausen (Podemos), que está propondo lei que obriga os proprietários a colocarem faixas refletivas em cavalos que circulam à noite. Nas redes sociais, poucos minutos depois que a Folha do Mate postou a matéria — isso ainda na quarta-feira, 10 —, havia quase uma centena de comentários. Desde piadas e deboches até opiniões de que a iniciativa é interessante e de baixo custo. Me chamou atenção, por exemplo, a manifestação do ex-patrão do CTG Querência da Mata, de Mato Leitão, Renato Dameda: “Quando preciso andar à noite, eu tenho essas faixas e fica bem visível, principalmente nas patas, pois o cavalo fica movimentando ao caminhar. É para a segurança do cavalo e do cavaleiro”. Não sei se a proposta prospera, mas, que está dando o que falar, isso está. E muito.
PRE: Battisti culpa Westphalen
Nelsoir Battisti (PDT) botou na conta do deputado federal Pedro Westphalen (PP) a não instalação do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na RSC-287, em Venâncio Aires. “Ele foi contra, foi uma questão política, porque tem eleitorado forte em Taquari, onde o posto está. Em Venâncio Aires, a PRE estaria perto do presídio, já em Taquari está no meio do nada”, declarou. Sandra Silberschlag (PP), que mantém relação estreita com Westphalen, rebateu Battisti. Disse que o progressista nada tem a ver com a situação e que o fato de o posto não ter vindo para Vila Estância Nova, como se pleiteava, é mais uma derrota de Airton Artus (PDT), já que a PRE estava entre as contrapartidas que o Estado daria pela construção da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). As outras eram uma nova sede para a Delegacia de Polícia e mais efetivo para a Brigada Militar, o que não se concretizou até hoje.
Macrodrenagem com alfinetada
Dudu Luft e Gerson Ruppenthal, ambos do PDT, afirmam que os investimentos em macrodrenagem feitos pela Administração amenizaram os impactos das enxurradas, especialmente na região baixa da cidade. Conforme os parlamentares, nos episódios mais recentes de chuvas intensas, não houve registros de alagamentos em residências. Luft, aliás, aproveitou para alfinetar a colega Sandra Silberschlag (PP), proponente da Frente Parlamentar de Enfrentamento e Prevenção de Cheias na Câmara. “A vereadora não precisa mais se preocupar, porque o prefeito Jarbas [da Rosa, do PDT] resolveu os problemas da parte baixa. Inclusive, a frente parlamentar foi arquivada”, provocou, ao fazer uma referência ao fim das atividades por falta de movimentação.
Rapidinhas
- Ezequiel Stahl (PL) afirmou que tem orgulho de ter sido lançado na política pelo ex-vice-prefeito Celso Krämer (Podemos). “Um cara que chegou em Venâncio Aires com uma mão na frente e outra atrás e virou um dos maiores produtores de tabaco do município, extremamente bem-sucedido”, disse. A manifestação foi resposta ao presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Luft (PDT), que provocou Stahl, dizendo que ele era “cria do Celso Krämer” e que a oposição “vive em um eterno ciclo eleitoral”.
- “Para ficar ruim, a segurança pública em Venâncio Aires precisa melhorar.” A afirmação é do vereador Nelsoir Battisti (PSD), que defende um trabalho conjunto entre Câmara, Prefeitura e comunidade em busca de soluções para os problemas da área.
- “Vou sair um pouco dessa briga e aproveitar o tempo para fazer alguns convites para eventos da nossa comunidade.” Manifestação de Gilberto dos Santos (MDB), na sessão de segunda-feira, 8, no período das Explicações Pessoais, quando cada parlamentar tem um minuto à disposição. Até a vez dele, os colegas ‘se pegavam’ sobre temas como segurança, cercas elétricas, ERS-816 e resíduos sólidos, entre outros.
- Ezequiel Stahl (PL) anunciou, para o dia 24 de setembro, uma audiência pública para tratar do estacionamento rotativo de Venâncio Aires. O vereador trabalha o assunto com frequência desde o episódio de aplicação de multas recorrentes na área azul. “O rotativo é um assalto”, disparou ele, na sessão da Câmara de segunda-feira, 8.
- “Me senti desrespeitada.” Frase de Alessandra Ludwig (PDT), em resposta a Ezequiel Stahl (PL), que criticou o fato de que algumas pessoas queriam apenas mídia ao salvar animais na enchente de 2024.