Queria saber o que passa na cabeça de uma pessoa que se presta a gravar um áudio e espalhar pelo WhatsApp, com a única intenção de gerar pânico aos pais, professores e estudantes. Com tantos problemas que já temos que enfrentar, vem um cidadão e usa nomes de terceiros – de autoridades, inclusive -, para disseminar informações falsas, mas que causam extrema preocupação às comunidades escolares. Tomara que a Polícia Civil descubra quem fez esta sacanagem. Certamente, não tem filhos. Muito menos empatia com o próximo.

O episódio de Blumenau ainda é recente e o país todo se comoveu com a brutalidade dos ataques que vitimaram quatro crianças e feriram outras. As famílias sofreram perdas que jamais serão reparadas, mas sempre tem alguém disposto a debochar do sofrimento dos outros. É uma falta de sensibilidade imensurável. Sem contar que, com este tipo de áudio, automaticamente as forças de segurança precisam deslocar suas viaturas e efetivos para as proximidades das instituições de ensino, deixando outras áreas descobertas. Um total absurdo. Uma situação que causa revolta.

Muitas crianças ficaram em casa

Em razão da circulação do áudio nas redes sociais, muitas famílias não mandaram suas crianças para as escolas ontem. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otto Gustavo Daniel Brands, de acordo com a diretora Luciane de Jesus Ferreira, foram registradas 25 faltas. “Quem largou este áudio, conseguiu o que queria: apavorar todo mundo”, diz a diretora. Ela ainda salienta que na escola estão sendo tomados os mesmos cuidados de sempre.

“Portões fechados e equipe nos portões, na hora da entrada e da saída das crianças. O que estiver ao meu alcance para proteger meus alunos, farei com certeza, como sempre faço”, destaca. Outras instituições de ensino contatadas pela reportagem da Folha do Mate também confirmaram algumas ausências, mas não souberam quantificar. Há também registros de muitas crianças com náuseas, vômitos e febre, fato que também pode justificar algumas das ausências.

Pais utilizam a tribuna da Câmara

Um grupo de pais anunciava, para ontem à noite, participação na tribuna durante a sessão da Câmara de Vereadores. Eles anteciparam que pediriam mais segurança para os alunos nas escolas de Venâncio Aires, em razão dos ataques que foram registrados nos últimos tempos, principalmente o da semana passada, em Blumenau. A mobilização não ocorreu em virtude do áudio que circulou nas redes sociais sobre supostos ataques nas instituições de ensino. Os pais já estavam organizados antes.

Tem sessão solene amanhã à noite

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires tem sessão selene programada para amanhã, a partir das 19h. Serão homenageadas empresas e personalidades da Capital Nacional do Chimarrão pela atuação e serviços prestados. Entre os cidadãos que serão reconhecidos está o proprietário do jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM, Asuir Silberschlag. A homenagem foi indicada pela vereadora Sandra Wagner (PSB), pelos 50 anos do ex-vereador e ex-presidente do Legislativo na Folha do Mate.

Rapidinhas

  • Estudantes voltam para a Escola Mariante na próxima segunda-feira, 17. O retorno ocorre mais de nove meses depois da interdição do segundo prédio da instituição de ensino. Certamente uma notícia que alivia a comunidade. Como fez desde as primeiras informações de que o educandário seria interditado, a reportagem da Folha do Mate vai acompanhar o retorno dos alunos e conferir se está tudo ‘ok’ na escola do interior de Venâncio.
  • No sábado, 8, o Grêmio conquistou o seu 42º título do Gauchão, o sexto consecutivo. A hegemonia do Tricolor nos últimos anos fez a vantagem do Inter, que tem 45 estaduais, diminuir para três títulos, apenas. Muito se fala que Gauchão não tem importância, mas noto, inclusive, a rivalidade se acirrar, já que cada torcedor toca a ‘corneta’ com o que lhe convém. Resta saber o que Grêmio e Inter são capazes de fazer no restante da temporada. O Colorado, inclusive, disputa a Copa Libertadores da América. Além disso, temos também Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.