A 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) deve ter um público bastante significativo. Me arrisco a apostar que o número de pessoas que vão prestigiar a programação vai surpreender. Digo isso com base no que tenho visto e ouvido por aí: as pessoas estão muito a fim de circular, passear, socializar, conversar, comer, beber e se divertir. A pandemia de Covid-19 nos fez reféns durante mais de dois anos, no entanto, neste momento, o vírus deu uma trégua e temos a oportunidade de sair, encontrar amigos, jogar futebol e até fazer festa. É uma espécie de libertação, que certamente terá reflexos positivos para a Fenachim, que, aliás, desde que começou a ser divulgada, é chamada de festa da retomada. Como disse a rainha Veridiana Röhsler, “esta será a festa dos abraços, dos sorrisos e do contato social, uma festa completa e sem restrições”.
Políticos colocam Fenachim nas prioridades
Como era de se esperar, os primeiros dois dias de Fenachim já contaram com a presença de dezenas de políticos, muitos deles pré-candidatos a cargos eletivos em outubro deste ano. Vai ser assim até o fim da festa, pois um evento deste porte é ideal para que eles possam conversar com as pessoas, comentar sobre seus projetos e, embora ainda seja período de pré-campanha, pedir votos. O mais importante é que Venâncio Aires receba todos de braços abertos e com muito respeito, pois muitos deles terão êxito no pleito e, em um futuro não muito distante, poderemos ter acesso direto e relacionamento estreito. O melhor seria eleger representantes daqui, e torcemos para isso, mas caso não seja possível, é preciso ter os caminhos para buscar ajuda logo ali na frente.
Corte ‘dá aula’ de harmonia e personalidade
Trio de soberanas da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) – rainha Veridiana Röhsler e princesas Alexandra Keller e Lavínia Giehl – é de respeito. A postura das gurias nos compromissos de divulgação da festa chama a atenção: as três têm muita personalidade. Além disso, a harmonia está presente em todos os momentos. Nossas representantes, embora muito jovens, demostram maturidade e conhecimento, o que é benéfico para a Fenachim e para Venâncio Aires.
Airton Artus aposta forte na comunicação
Pré-candidato do PDT de Venâncio Aires à Assembleia Legislativa, Airton Artus está apostando bastante na comunicação. Seja com envio de material sobre seus compromissos à imprensa ou postagens de texto, áudio e vídeo nas redes sociais, ele é o pré-candidato local que mais utiliza destes mecanismos. Em visita que fez à Folha do Mate e Terra FM esta semana, Artus revelou que transformou uma peça de sua casa em um miniestúdio para produção e gravação. A família ajuda, mas ele também conta com profissionais da área na sua equipe de trabalho.
Roberto Argenta diz que vai ser governador
Pré-candidato ao Governo do Estado pelo Partido Social Cristão (PSC), o empresário Roberto Argenta esteve em Venâncio Aires na quarta-feira, 4, oportunidade na qual palestrou sobre empreendedorismo para cerca de 150 pessoas, no Restaurante Favorito. Antes, passou na Folha do Mate e na Terra FM. Disse que tem convicção de que será o vencedor das eleições e que vai priorizar a geração de emprego e renda e a educação caso chegue ao Palácio Piratini. Ele é presidente da Calçados Beira Rio – que tem uma unidade em Mato Leitão – e dono do complexo das Termas Romanas (Recanto Maestro), em Restinga Seca. Também investe em oliveiras, para produção de azeite.
Rapidinhas
• Na sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires de segunda-feira, 2, duas homenagens foram consolidadas. Por indicação de Diego Wolschick (PTB), a Escolinha de Futebol do Santa Tecla recebeu distinção pelo trabalho realizado com as crianças e adolescentes. O projeto do Santa Tecla, recentemente, foi tema de reportagem do colega Leonardo Pereira, que esteve no clube e conversou com diretores e atletas. Já por indicação de César Garcia (PDT), uma rua do bairro Bela Vista passou a ter a denominação de Dorival Ruppenthal. O homenageado é pai do vereador Gerson Ruppenthal (PDT).
• Rumores que chegam dos bastidores da política venâncio-airense dão conta de que pelo menos dois partidos, ambos integrantes da base de governo, estariam enfrentando crises internas. Os problemas de uma destas legendas seriam mais graves, chegando ao ponto de as fontes ventilarem uma ‘implosão’.
• Um feliz e abençoado Dia das Mães para estas maravilhosas mulheres que, dia após dia, mostram cada vez mais que têm a receita de equilibrar o amor e a garra. Em especial, beijos à minha metade, Cassiane Rodrigues, que me deu a Lívia de presente, e à minha mãe, Ana, que está lá em Cachoeira do Sul. Vocês são especiais.