A 16ª Festa Nacional do Chimarrão foi como deveria ser: da volta dos abraços, dos sorrisos e do convívio social. Não fosse a chuva do segundo fim de semana, certamente teríamos o Parque do Chimarrão ‘botando pelo ladrão’ no domingo, 15, especialmente. Lembrando que, apesar do mau tempo, o público foi considerado significativo nestes dois dias. Entre tantas coisas positivas a destacar, quero fazer aqui um registro a respeito do presidente Vilmar de Oliveira. Ele ‘deu aula’ de como conduzir um evento. Em momento algum se ouviu pelos bastidores qualquer comentário negativo a respeito dele ou das equipes que liderou, com apoio de muitas outras pessoas, é claro. E, no encerramento da festa, dividiu os frutos colhidos com todos. O presidente esteve com o humor em alta durante toda a Fenachim e contagiou todos os demais.
“Não tenho desafetos”
Vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), entrou em contato com a coluna para repercutir o tópico publicado neste espaço, recentemente, sobre o novo desafeto ‘eleito’ por ele, o secretário de Segurança Pública, Jair Garcia. “Não tenho desafetos, todavia fui eleito para ser a voz da comunidade e não para compactuar com coisas erradas. No serviço público existe o princípio da legalidade, onde o servidor só pode fazer o que está expresso em lei. Na descrição analítica do cargo de secretário não está previsto serviço operacional, nem a vestimenta de agente de trânsito, pois para vestir uniforme é preciso estar investido no cargo através de concurso público, o que não é o caso. Não tenho nada contra ninguém, mas a política requer um novo tempo, sob pena de no futuro o erário responder por um eventual abuso”, declarou.
Rapidinhas
• Ouvi nos bastidores da política que o encerramento da 16ª Fenachim marcaria o fim do ‘prazo de validade’ de pessoas ligadas à Administração. Vamos aguardar os próximos dias para saber se eram boatos ou informações com fundamento.
• No domingo, 15, enquanto participava do fechamento da 16ª Fenachim, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sid Ferreira (PDT), já estava alinhando as estradas que teriam melhorias priorizadas a partir de ontem. Se a previsão do tempo se confirmar, Sid e suas equipes terão alguns dias de dor de cabeça pela frente.
• Ontem, as diretorias executivas da festa e da Afenachim se reuniriam para avaliação do evento. Hoje, o encontro serão com as comissões. Talvez, amanhã, tenhamos números da 16ª Festa Nacional do Chimarrão. A 17ª edição já tem data definida: de 1ª a 5 e de 8 a 12 de maio de 2024.