Venâncio Aires - As férias de verão de 2026 foram renovadoras. Primeiro, fui com a família para o Recanto Schwaikart, propriedade da advogada Nara Schwaikart, em Linha Cecília, no interior de Venâncio Aires. Um local deslumbrante, com uma infraestrutura incrível, que oportuniza momentos de puro relaxamento e contato com a natureza. Mistura a modernidade e a nostalgia: tem Alexa, para quem gosta do comando de voz, e também discos de vinil, com destaque para LPs de novelas que marcaram época e bandas memoráveis — cito aqui Top Model e o grupo sueco Abba. Nem vou entrar nos pequenos detalhes para não ficar sem espaço.
Também fui a Cachoeira, onde participei do encontro anual dos meus melhores amigos, e a São Sepé, para comemorar os 56 anos do Real, time pelo qual atuei na juventude. Muitos foram os troféus, ou melhor, as ovelhas, novilhas e caixas de cerveja que ganhamos nos torneios de domingo, para os quais íamos na caçamba de um caminhão. Não sei vocês, mas, no meu caso, voltar no tempo e reviver alguns momentos faz muito bem. Provavelmente, porque estamos com pessoas que são especiais, sejam amigos ou familiares. Histórias renovadas de momentos marcantes e o gás necessário para dar o ‘start’ em 2026. Que este seja um grande ano!
Horário especial para servidores
O Executivo encaminhou à Câmara o Projeto de Lei número 008, que concede horário especial, com redução de até 50% da jornada de trabalho, sem prejuízo do vencimento e dispensada a compensação, para o servidor celetista com filho de qualquer idade, com deficiência ou dependência, visando garantir o tratamento continuado necessário ao pleno desenvolvimento físico, psíquico, moral e social da pessoa. O que se busca é estender o benefício aos celetistas, uma vez que os servidores do regime jurídico já são contemplados. No caso do pai e da mãe serem servidores do Município, independentemente do regime jurídico de trabalho, a somente um deles será autorizada a respectiva redução da carga horária.
Frentes parlamentares em 2026
Já tramitam na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires os projetos de resolução que preveem a continuidade dos trabalhos de algumas frentes parlamentares em 2026. Diego Wolschick (PP) renovou a Frente de Estudo para o Desenvolvimento da Região Serrana e Vale do Sampaio, enquanto a Dra. Sandra Silberschlag (PP) seguirá empenhada na Frente da Saúde e Direitos das Mulheres. Alberto Sausen (Podemos) renovou a Frente em Defesa do Turismo, Luciana Scheibler (PP) vai trabalhar as ações relacionadas à Frente em Defesa dos Direitos dos Idosos e Alessandra Ludwig (PDT) vai focar na Frente da Causa Animal.
Vale-alimentação direto na conta
A Prefeitura de Venâncio Aires pretende passar a depositar nas contas dos servidores e conselheiros tutelares o valor mensal do vale-alimentação. Segundo projeto de lei que tramita no Legislativo, são R$ 776 para quem cumpre carga de 40 ou 20 horas. Já quem tem carga de 10 horas receberá R$ 388. A medida não abrange celetistas e estagiários, que seguirão tendo o montante à disposição em cartões. Integrantes da Patrulha Agrícola e das capatazias têm valores diferentes de vale-alimentação. De acordo com o secretário de Governança e Gestão, Tiago Quintana, responsável pela mobilização em torno do projeto, tanto servidores quanto Executivo serão beneficiados, pois quem recebe terá recursos direto em conta e quem paga acaba com a necessidade de confecção de cartões e outros atos burocráticos.
Rapidinhas
- As famílias de dois secretários aumentaram. Gustavo Von Helden, titular da pasta de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal — que já era pai de João Victor —, e a esposa Ana Júlia Pauli comemoraram a chegada da pequena Valentina, em 17 de dezembro. Já Ricardo Landim, que comanda o Desenvolvimento Rural, e a esposa Verônica Brandt celebraram a vinda ao mundo de Maria Antônia, em 29 de janeiro. Eles já eram pais de Heloísa.
- O fato dolorido das férias foi o falecimento da minha madrinha Mairê Dickow. Foi uma guerreira, lutou até o fim e nos deixou em 29 de janeiro. Residia em Vera Cruz. Abraço apertado no padrinho Paulo Dickow e nas primas Letícia e Juliana.