Quem acha que futebol e política não têm relação, está completamente enganado. Prova disso é que pelo menos quatro vereadores – vi por lá André Kaufmann (PTB), Gerson Ruppenthal (PDT), Diego Wolschik (PTB) e Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB) – marcaram presença na decisão da A Liga, realizada no domingo, 30, em Mato Leitão. Além deles, também encontrei o ex-vice-prefeito Celso Krämer (Podemos) – que estava ao lado do filho, Diego, que preside a sigla da qual fazem parte -, e o suplente de vereador Claudio Weschenfelder (PDT), que foi o representante do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e da vice Izaura Landim (MDB) no evento.
Se mais alguém se fez presente e não está citado aqui, é porque não vi, mas pode me mandar uma mensagem que eu faço o registro posteriormente. Por Mato Leitão, o prefeito Carlos Bohn (PSDB) prestigiou a decisão. E a presença de políticos em eventos esportivos – bem como comunitários – deve se intensificar nos próximos meses, já que em 2022 teremos eleição. Onde tem bastante gente, e lá eram mais de 1,2 mil pessoas, tem muito voto. Ouvi até gente dizendo que já conseguiu fazer com que eleitores mudassem o domicílio. É a corrida pelo votos.
Quase impecável
A gente fala muito do jogo e, quando toca em arbitragem, normalmente é para criticar. Pois Edmilson Santos foi praticamente impecável na final da A Liga, categoria Titulares, entre Deodoro e União, no domingo, 30, em Mato Leitão. Só não levou um 10 porque devia ter expulsado Fabinho, da equipe da casa, que já tinha amarelo e fez falta mais forte, e Seomar, dos visitantes, que também tinha cartão e revidou a falta sofrida. Fora isso, zero a reclamar. Para quem está acostumado a ver árbitro saindo com escolta dos gramados por aí, é algo digno de se registrar.
Rapidinhas
• Venâncio Aires perdeu 330 empregos com carteira assinada em dezembro de 2021, mas mesmo assim encerrou o ano com saldo de 1.170 postos. É o melhor desempenho desde 2003, quando o Caged passou a acompanhar o movimento do emprego nos municípios brasileiros.
• Parabéns a Deodoro e Avante, campeões da A Liga nas categorias Titulares e Aspirantes, respectivamente. E para a organização da competição, que ficou sob a responsabilidade de Jarles Dreissig.
• Na próxima segunda-feira, dia 7 de fevereiro, a Câmara retoma as sessões. Às 19h tem encontro.