O secretário de Segurança Pública, Jair Garcia (PDT), colocou o cargo à disposição durante reunião dos integrantes do primeiro escalão do governo, recentemente. Segundo apurou a coluna, Garcia ainda não ‘digeriu’ a repercussão da audiência pública sobre a implementação da Guarda Municipal em Venâncio Aires, oportunidade em que se manifestou totalmente favorável à criação do setor, mas teve os planos ‘esfriados’ pela secretária da Fazenda, Fabiana Keller (PDT), que afirmou com todas as letras que não há orçamento – nem previsto, nem disponível – para levar a iniciativa adiante, pelo menos neste momento.
Assim como na audiência – quando disse ser a favor da Guarda Municipal, no entanto destacou que as prioridades da Administração, atualmente, são outras -, Jarbas conseguiu administrar a situação. Não aceitou o desligamento de Garcia. Em princípio, o problema está contornado, a não ser que o titular da Secretaria de Segurança Pública volte a ficar descontente para alguma coisa. Na semana passada, ele foi elogiado até pelo vereador de oposição Ezequiel Stahl (PTB), que disse que Garcia é um dos poucos secretários identificados com a pasta sob sua responsabilidade.
Duas cidades natais equivocadas
A naturalidade de dois dos quatro candidatos de Venâncio Aires consta de forma equivocada no Divulgacand, sistema de divulgação de candidaturas e de prestação de contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Silvia Schirrmann, que concorre a deputada federal pelo Podemos, nasceu na Capital Nacional do Chimarrão, mas no sistema aparece como sendo natural de Porto Alegre. Também candidato pelo Podemos, só que a deputado estadual, Celso Krämer aparece como sendo natural de Venâncio Aires, mas na verdade nasceu no município de Tucunduva.
Alguém se passou: ou o partido, que envia os dados, ou a Justiça Eleitoral. As informações dos outros dois postulantes locais à Assembleia Legislativa – Giovane Wickert (PSB) e Airton Artus (PDT) – estão corretas. O primeiro é natural de Venâncio Aires e, o segundo, de Barros Cassal. Muita gente acha que Artus é natural da Capital Nacional do Chimarrão pelo fato de ter vindo para a cidade ainda criança, há 62 anos. No dia 27 deste mês, poucos dias antes da eleição, ele vai festejar a chegada dos 65 anos.
Últimas cartadas dos candidatos
A Folha do Mate publica na página 9 desta edição, uma matéria trazendo as principais informações sobre os quatro candidatos de Venâncio Aires no pleito do próximo dia 2 de outubro. Faltando dez dias para o ‘encontro com as urnas’, Airton Artus (PDT), Celso Krämer (Podemos), Giovane Wickert (PSB) e Silvia Schirrmann (Podemos) vão dar as suas últimas cartadas para sensibilizar os eleitores da Capital Nacional do Chimarrão.
Independentemente da estratégia adotada pelas coordenações de campanha, fato é que todos eles esperam fazer boas votações em Venâncio Aires, município onde desenvolvem suas atividades políticas com mais intensidade e que os projeta para os cenários regional e estadual. Os candidatos concordam que há um clima favorável no sentido de os eleitores daqui priorizarem os nomes locais, o que pode impulsionar as campanhas. E, como sabemos, cada voto é importante para quem quer se eleger.
Rapidinhas
• Não sei se vai ser na proporção que cada um espera, mas acredito que a maior parte dos votos dos venâncio-airenses será destinada aos candidatos daqui, especialmente para os que buscam vagas no Palácio Farroupilha. Quando o assunto é Câmara Federal, a disputa é bem mais difícil, desigual até, porque quem já está na estrada larga com vantagem em função da estrutura já organizada. Muito deste otimismo em relação aos votos de Venâncio é reflexo do comportamento dos candidatos: não bateram boca publicamente; se preocuparam em apresentar as suas propostas, em vez de tentar desconstruir os adversários; e, mais do que isso, chegaram a se manifestar pedindo votos para os demais ‘nativos’, caso não simpatizassem com determinado nome. É um importante sinal de evolução política.
• A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires promove, na noite de hoje, sua tradicional sessão solene em alusão à Semana Farroupilha. Serão entregues troféus Câmara Destaque e diplomas de honra ao mérito. Haverá também apresentações artísticas e, quem for ao Legislativo, pode levar cuia, bomba e térmica, porque haverá erva-mate à disposição dos visitantes. O início está previsto para as 19h, no Plenário Vicente Schuck.