Garcia tem planos para retorno

Se engana quem pensa que o vereador César Garcia (PDT), que não concorreu à reeleição, em outubro deste ano, desistiu da política. O parlamentar me confidenciou que, neste momento, quer focar exclusivamente na carreira profissional e, quando estiver com os negócios consolidados, não descarta buscar espaço no Legislativo ou Executivo. Ele revelou, inclusive, que encaminhará a sua desfiliação do PDT no dia 3 de janeiro. Sobre o caminho a ser seguido, afirmou não ter certeza. “Estou amadurecendo, mas a tendência é a direita”, disse.

Falta de água gera reclamações

Os frequentes cortes de abastecimento de água que têm ocorrido na Capital do Chimarrão foram tema na sessão do Poder Legislativo de segunda-feira, 9. Entre os vereadores que falaram a respeito do tema, Nelsoir Battisti (PSD) foi o que mais cobrou providências da Corsan Aegea. “Não dá mais para aceitar. O verão ainda nem chegou e já estamos nesta situação. A empresa precisa dar respostas e garantir, de uma vez por todas, que este problema seja resolvido”, manifestou. Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que sempre se posicionou de forma contrária à venda da Corsan, não perdeu a oportunidade: “Eu avisei que isso ia acontecer, mas acharam que passar o controle para uma empresa ia ser melhor. Piorou a qualidade do serviço e ninguém dá uma satisfação”.

“O PSB tem sim que se reciclar”

Conversei com o vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), na sessão da Câmara de segunda-feira, 9, sobre o futuro do partido e as recentes publicações feitas neste espaço, que traziam informações a respeito da preocupação de integrantes e simpatizantes e, depois, uma repercussão do presidente da sigla, ex-prefeito Giovane Wickert, que disse que está tudo bem. Muchila confirmou que existe dúvida acerca do que vem pela frente e sugeriu que a legenda deve passar por uma “oxigenação”. “O PSB tem sim que se reciclar e isso me inclui, assim como a Sandra [Wagner, vereadora não reeleita] e o Giovane”, afirmou o parlamentar.

IPTU: isenção pode ser ampliada

O Poder Executivo enviou para a Câmara de Vereadores projeto de lei que prevê isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para proprietário de imóveis, edificados ou não, de Vila Mariante, no segundo distrito, localidade extremamente prejudicada pela enchente do rio Taquari, em maio deste ano. A proposta estava na Ordem do Dia, na sessão de segunda-feira, 9, mas Benildo Soares (Republicanos) pediu vista e a votação foi adiada. A intenção de Soares era incluir outras regiões como beneficiadas, e ele provavelmente deve apresentar algo neste sentido. No entanto, o colega Ezequiel Stahl (PL) se antecipou e apresentou emenda ao projeto, solicitando que as áreas atingidas pela água do arroio Castelhano sejam contempladas. Bairros Santa Tecla, São Francisco Xavier, Diettrich, União, Centro, Morsch e Battisti são citados.

Rapidinhas

Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) não participou da sessão da Câmara de segunda-feira, 9. Suplente que assumiu em razão de Sid Ferreira (PDT) ter ido para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), ela tinha compromisso agendado anteriormente. Como a falta não pôde ser justificada, a vereadora terá desconto de salário pela ausência.

O vereador Nelsoir Battisti (PSD) está em Brasília para apresentar ao deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz (PSD) o item produzido pela empresa venâncio-airense Organiza Cabos, que promete solução para o emaranhado de fios nos postes da cidade. Ontem, o parlamentar fez postagem com uma folha em mãos, na qual aparecem maquetes de paradas de ônibus. “Vem novidade por aí”, escreveu ele.

A bancada de oposição na Câmara de Vereadores se rendeu à ornamentação natalina em Venâncio Aires, mais precisamente à decoração da Praça da Matriz. Os parlamentares, que em outros anos criticaram muito a Administração em virtude de considerarem ruim as ações do Gabinete da Primeira-Dama, liderado por Janete da Rosa, agora dão a mão à palmatória pelo que foi realizado. Realmente a decoração ficou linda, ao contrário de outros anos, quando o Município optou por não investir tanto e utilizou materiais usados em outras oportunidades.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido