A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou na quinta-feira, 31, o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), estudo que leva em consideração informações sobre autonomia, gastos com pessoal, investimentos e liquidez dos municípios brasileiros. Os dados são referentes ao ano de 2018 e mostram que Venâncio Aires está entre as cidades com boa gestão. O IFGF de 2018 foi de 0.6750, melhor que os registrados em 2017 e 2016, que foram de 0.6156 e 0.6072, respectivamente. A Folha do Mate trará matéria na edição de terça-feira, 5, com a análise dos números.
HOSPITAL E UPA
No primeiro dia da nova metodologia de atendimento na rede de saúde de Venâncio Aires, a UPA do bairro Cruzeiro já sentiu o reflexo das orientações para que os pacientes com casos menos graves procurem a unidade para as consultas. Movimento intenso na UPA, queda de consultas no Plantão do hospital. Era justamente isso que a direção da casa de saúde queria, para poder garantir fôlego ao Plantão e aumento de receita com atendimento de convênios e particulares. É uma medida impopular, mas necessária para que a instituição consiga voltar para os trilhos. O desencaixa mensal é de R$ 650 mil, com déficit atualizado de R$ 14 milhões.
ASSOEVA E GRE-NAL
O fim de semana é de recesso para o futebol amador de Venâncio Aires, mas quem gosta de bola na rede tem programa para sábado e domingo. A Assoeva estreia na Copa RS neste sábado, 2, contra a Assaf, em Santa Cruz do Sul, às 19h. No domingo, 3, tem clássico Gre-Nal pelo Campeonato Brasileiro. O jogo começa às 18h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Tricolor é quinto, com 47 pontos, e o Colorado é sexto na tabela, com 46.
RAPIDINHAS
• Defesa Civil de Venâncio Aires segue o monitoramento do arroio Castelhano e do rio Rio Taquari. Com a previsão de mais chuva nos próximos dias, há preocupação com alagamentos decorrentes de eventuais enxurradas.
• Menos dois meses para o fim do ano. Muito em breve a Câmara de Vereadores terá que definir o último presidente da atual legislatura. Já o prefeito Giovane Wickert (PSB) vai entrar no último ano do governo, logicamente pensando em reeleição.