Estava fechando a coluna, ontem à noite, quando chegou a informação que arrisco publicar aqui: vereador Gilberto dos Santos estaria deixando o PTB para assinar ficha no MDB. Uso o termo ‘arrisco’ porque havia a possibilidade de a troca de partido não se consolidar, mas o que fiquei sabendo é que até deputado ia ‘baixar’ em Venâncio Aires, ontem, para abonar a ficha de Santos, que foi o vereador mais lembrado em 2016, com 1.899 votos, e presidente da Câmara em 2017, primeiro ano da atual legislatura. Como o parlamentar vinha sendo sondado por várias legendas e não descartava mudar de ares, após a sessão da Câmara de segunda-feira, 16, ainda perguntei sobre novidades, mas ele despistou. Ampliamos o assunto nos próximos dias.
ELÍGIO NO ADELÂNIO
O vereador Adelânio Ruppenthal (PSB) estará fora da Câmara entre os dias 1º e 31 de maio. A princípio ele tem viagem marcada para a Itália, mas já não sabe se será possível ir ao país, em razão da pandemia de coronavírus. Elígio Weschenfelder (PSB), que era coordenador do Parque do Chimarrão e, atualmente, está no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires, deve assumir a cadeira no período.
HOMENAGEM À CRESCER
Por iniciativa dos vereadores Sid Ferreira (PDT) e André Puthin (MDB), a Escola Estadual de Ensino Médio Crescer, localizada no bairro Coronel Brito, será homenageada pela passagem dos seus 25 anos, que serão comemorados no dia 28 de março. O requerimento foi aprovado por unanimidade e o reconhecimento ocorrerá em sessão solene, cuja data ainda precisar ser definida.
TRÊS CONTRATAÇÕES
Dois médicos de atenção básica e um técnico em Enfermagem serão contratados pela Prefeitura de Venâncio Aires. Os médicos vão substituir dois profissionais que trabalhavam em unidades de saúde e pediram exoneração. O técnico em Enfermagem será para suprir licença saúde de outro profissional até o dia 3 de julho. As contratações fazem parte do Projeto de Lei número 024/2020, de autoria do Executivo e que foi aprovado por unanimidade durante a sessão da Câmara desta segunda-feira, 16.
SESSÕES RESTRITAS
A presidente da Câmara, vereadora Helena da Rosa (MDB), confirmou que as próximas sessões serão restritas, medida que será adotada em função do surto de coronavírus. Além dos vereadores e assessores, participarão dos encontros os profissionais de imprensa, apenas.