Depois de deixar claro que tem estreitado os laços com os vereadores André Kaufmann e Diego Wolschick, ambos do PTB, o ex-prefeito de Venâncio Aires e atual secretário estadual adjunto de Obras e Habitação, Giovane Wickert (PSB), anuncia o fortalecimento da parceria com o suplente de vereador Alberto Sausen, também petebista e que está na Câmara na vaga de Ezequiel Stahl (PTB), licenciado para cumprir curso de admissão à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
“Alberto Sausen é um parceiro, servidor público e foi capataz durante a minha gestão, em Vila Deodoro”, escreveu o ex-prefeito. É a estratégia de Wickert para conseguir apoio importante dentro do PTB, uma vez que os demais parlamentares da sigla vão fazer campanha para outros candidatos a deputado estadual. Renato Gollmann vai ser cabo eleitoral de Celso Krämer (Podemos), enquanto que Clécio Espíndola, o Galo, diz a quem queira ouvir que vai trabalhar pela eleição de Airton Artus (PDT). Diego Wolschick, de quem Wickert tenta se aproximar para ganhar apoio, também deve estar ao lado de Krämer.
Airton Artus critica postura
Na quinta-feira, 3, sem saber que eu publicaria a nota acima, o ex-prefeito de Venâncio Aires e pré-candidato ao Palácio Farroupilha, Airton Artus (PDT), entrou em contato com a coluna para alfinetar Giovane Wickert (PSB), seu adversário na eleição deste ano. Tendo como base um texto divulgado neste espaço, no qual abordei sobre as informações de bastidores de que Wickert pode formar dobradinha com André Kaufmann (PTB) nas eleições municipais de 2024, Artus disparou: “É este tipo de coisa que prejudica a política de Venâncio Aires. O político que não sabe a qual cargo quer concorrer fica lançando o nome em todos os pleitos. Neste caso, a candidatura à Assembleia tem a clara intenção de manter seu nome em evidência para a eleição à Prefeitura. Na minha opinião, quem quer ser deputado, tinha que firmar compromisso de não concorrer a prefeito. É um desrespeito com a população e uma falta de consideração com a cidade. Coisa de profissional da política: concorre em todas e, quando não consegue se eleger, vai em busca de algum cargo público para continuar no radar”.
Criança de Passo do Sobrado na UTI
A variante Ômicron tem se mostrado menos ‘violenta’ para os adultos do que as demais cepas do coronavírus que se apresentaram desde o início da pandemia. No entanto, aumentam os casos de crianças positivadas e, o pior, que têm agravamento de seus quadros de saúde. A coluna confirmou nesta sexta-feira, 4, a informação de que uma criança de pouco mais de 1 ano de idade, de Passo do Sobrado, está internada em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica de um hospital de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ela teve diagnóstico positivo para Covid-19 em um posto de saúde do município de origem e, na quinta-feira, 3, foi encaminhada para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), onde se constatou a necessidade de transferência imediata para unidade específica. Torçamos todos pela recuperação desta criança, pois recentemente tivemos a desagradável missão de informar o falecimento de um bebê de 5 meses, de Venâncio Aires, por complicações da doença.
Sid Ferreira ‘cresce’ com a iluminação
Como era de se esperar, à medida que a implementação das luminárias de LED avança em Venâncio Aires, mais pontos a Administração ganha com a comunidade. E, à frente do processo, além do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), está o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sid Ferreira (PDT), que desde que assumiu a pasta adotou uma postura de discrição e muito trabalho. O titular da pasta tem ganhado destaque mesmo sem ir em busca dos holofotes, tática muito apreciada por outros agentes públicos de Venâncio Aires.
Rapidinhas
• Tendência é de queda no número de casos diários de coronavírus nas próximas semanas. Nesta sexta-feira, 4, o boletim da Vigilância Epidemiológica informou 118 novas infecções. Embora ainda elevado, foi o menor número registrado durante a semana.
• Ainda sobre a Covid-19, em um dia (de quinta, 3, para sexta, 4) 133 pessoas foram liberadas do isolamento após positivarem para a doença. O número de pacientes em recuperação domiciliar caiu de 1.437 para 1.304. Que siga a curva decrescente.
• A Câmara de Vereadores retoma os trabalhos nesta segunda-feira, 7. Teremos sessão ordinária a partir das 19h. O presidente, Benildo Soares (Republicanos), tem intenção de que a reunião seja de resgate das trajetórias dos integrantes da Mesa Diretora e planeja não realizar votações. Vamos ver se isso se confirma.
• Na quinta-feira, 3, conheci pessoalmente o empresário Dirceu Henkes, de Mato Leitão. E fiquei muito feliz ao ouvir dele que é fã do jornal impresso e leitor deste espaço. Registro aqui o meu abraço e o agradecimento pela preferência.