O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), já esteve em Venâncio Aires várias vezes ao longo de seus mandatos. Os compromissos foram diversos, mas ele costuma manter sempre a mesma postura. É cordial, acessível, atende pedidos de fotos e não dispensa a interação com quem faz questão de cumprimentá-lo ou trocar algumas palavras. A facilidade de contato faz de Eduardo Leite um governador pop: tem estilo e mostra atitude. Na terça-feira, 11, quando esteve na Capital Nacional do Chimarrão, deu atenção, especialmente, aos alunos das escolas Adelina Isabela Konzen e Mariante. E quem aproveitou para sair ‘bem na foto’ com ele foi Érica Pereira, de 10 anos, que é estudante do 5º ano.

Aparato de segurança reforçado
Quem acompanhou as agendas de Eduardo Leite na área do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), escolas Adelina e Mariante e, por fim, em Vila Mariante, notou que o governador, embora muito tranquilo para circular em meio às pessoas, está sempre cercado de um forte aparato de segurança. Dois agentes ficaram praticamente ‘colados’ nele o tempo inteiro, enquanto outros ficaram responsáveis por cuidar movimentos em um raio um pouco maior. Nos deslocamentos, motocicletas da Brigada Militar iam à frente e, na sequência, estavam um veículo – que, tudo indica, era da chefia da segurança – e duas camionetes. São precauções normais para um governador, mas que sempre saltam aos olhos, como no caso da imagem acima.
Política local
• Na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, a oposição está pegando firme em duas questões: as precárias condições das estradas do interior e a situação da Usina de Triagem de Linha Estrela, que continua sem empresa responsável. Os governistas dizem que os trâmites estão em andamento para que haja soluções em breve.
• Na sessão de segunda-feira, 10, a presidente Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) teve que intervir para encerrar bate-boca entre Tiago Quintana (PDT) e André Kaufmann (PSDB). Pediu pelo menos três vezes para que os colegas deixassem de trocar farpas. Além destas discussões – que devem se acentuar com a proximidade da eleição -, Claidir está bastante incomodada com as conversas paralelas durante as sessões. Já teve até vereador reclamando de assessor que estaria atrapalhando o pronunciamento.
• “Acho que o Jarbas está tendo um pouco de azar. Vamos ter que dar mais uma chance pra ele como prefeito”. A frase foi dita pelo vereador Gilberto dos Santos (MDB), no momento em que comentava sobre as dificuldades para manter as estradas do interior em condições de trafegabilidade. A situação, claro, gostou. Já os vereadores de oposição saltaram para dizer que não é azar, mas falta de planejamento da Administração.
• Renato Gollmann (Podemos) disse que não entende porque as pessoas que buscam donativos junto à Prefeitura têm que informar, entre outros dados, o endereço. O vereador insinuou que a atual Administração pretende usar as informações para pedir votos no pleito que se avizinha. Também opositor, Ezequiel Stahl (PL) chegou a dizer que seria uma estratégia do governo para implementar o “Disque Rancho”. Os governistas rebateram dizendo que o controle é necessário para que uma mesma pessoa não seja beneficiada mais de uma vez e outras famílias fiquem sem auxílio.
Republicanos prestigia secretário
Vários dirigentes e militantes partidários prestigiaram a visita de Eduardo Leite. Mas também teve quem foi até Vila Estância Nova e Vila Mariante para encontrar outras lideranças estaduais. Os vereadores Claidir Kerkhoff Trindade e Benildo Soares, por exemplo, lideraram uma comitiva do Republicanos que foi recepcionar o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes. Ele é deputado federal eleito pelo Republicanos, costuma enviar emendas com frequência para Venâncio Aires e assumiu a pasta em novembro do ano passado, a convite do governador gaúcho.

Soares: foto para assustar Jarbas
Por falar em Republicanos, o vereador Benildo Soares protagonizou momento que surpreendeu muitas pessoas. Integrante da base de governo do prefeito e pré-candidato à reeleição, Jarbas da Rosa (PDT), ele tomou a iniciativa de chamar Giovane Wickert (PSB), pré-candidato à Prefeitura, para uma foto na qual também estavam a secretária estadual de Obras Públicas, Izabel Matte, e sua adjunta, a ex-deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB).
Além disso, Soares ainda falou, para quem quisesse ouvir, aos risos, que a intenção era “deixar o Jarbas assustado”. Como já é de conhecimento, a relação entre o vereador e o prefeito azedou faz tempo.
O parlamentar seria um dos principais entusiastas da debandada do Republicanos do governo, mas os integrantes do partido que ocupam ou indicam cargos preferem deixar a coisa como está. A possibilidade de apoio a Giovane Wickert ou a Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL) – chapa de direita que deve se consolidar para o pleito – será colocada em discussão na próxima semana.

Mulheres são maioria no comando
As mulheres são maioria nas funções de comando da Administração do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) neste momento. Izaura Landim (vice-prefeita), Janete da Rosa (primeira-dama), Daiana Nervo (Comunicação), Gisele Spies Chitolina (Procuradoria), Juliana Marcuzzo (Controle Interno), Mara Silva (Administração), Fabiana Keller (Fazenda), Camilla Capelão (Habitação e Desenvolvimento Social), Carin Gomes (Meio Ambiente) e Deizimara Souza (Planejamento e Urbanismo) formam o ‘time’ que responde por gabinetes, secretarias e órgãos de comunicação, controle e assessoramento. Os homens em cargos de liderança são oito, contando com o prefeito.

Rapidinhas
• Quem está acostumado a acompanhar este espaço vai notar que a coluna está ampliada, excepcionalmente nesta edição, para que seja possível o aproveitamento do vasto material que a redação integrada da Folha do Mate e Terra FM 105.1 produziu durante a visita do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), à Capital do Chimarrão, na terça-feira, 11.
• O vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), apresentou um projeto de lei que sugere ao Poder Executivo a instalação gradual de câmeras de videomonitoramento nas escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) e Ensino Fundamental (Emefs). Ao divulgar a iniciativa, o parlamentar disse que está atendendo pedidos de pais e professores da rede, que defendem a instalação dos equipamentos nas áreas comuns de convívio. Segundo ele, “a medida pode coibir atos de violência, vandalismo e outras condutas inadequadas no ambiente escolar”, além de proteger o patrimônio público.
• Nunca é demais lembrar que, em virtude dos problemas causados no Plenário Vicente Schuck, pelo avanço das águas do arroio Castelhano, as sessões da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, nas segundas-feiras, continuam sendo realizadas no Plenarinho João Jorge Hinterholz, no segundo pavimento da sede do Poder Legislativo. Os encontros iniciam às 16h.
• Dedos cruzados para que a chuva prevista para o fim de semana não coloque ninguém em apuros em Venâncio Aires e região. Nossa gente sofreu demais com as enchentes do Castelhano e Taquari e não merece mais problemas.