Governador do Rio Grande é pop

O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), já esteve em Venâncio Aires várias vezes ao longo de seus mandatos. Os compromissos foram diversos, mas ele costuma manter sempre a mesma postura. É cordial, acessível, atende pedidos de fotos e não dispensa a interação com quem faz questão de cumprimentá-lo ou trocar algumas palavras. A facilidade de contato faz de Eduardo Leite um governador pop: tem estilo e mostra atitude. Na terça-feira, 11, quando esteve na Capital Nacional do Chimarrão, deu atenção, especialmente, aos alunos das escolas Adelina Isabela Konzen e Mariante. E quem aproveitou para sair ‘bem na foto’ com ele foi Érica Pereira, de 10 anos, que é estudante do 5º ano.

Como faz de costume, Eduardo Leite atendeu pedidos de fotos. No caso da estudante Érica, ele mesmo pegou o telefone para capturar a imagem (Foto: Carlos Dickow)

Aparato de segurança reforçado

Quem acompanhou as agendas de Eduardo Leite na área do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), escolas Adelina e Mariante e, por fim, em Vila Mariante, notou que o governador, embora muito tranquilo para circular em meio às pessoas, está sempre cercado de um forte aparato de segurança. Dois agentes ficaram praticamente ‘colados’ nele o tempo inteiro, enquanto outros ficaram responsáveis por cuidar movimentos em um raio um pouco maior. Nos deslocamentos, motocicletas da Brigada Militar iam à frente e, na sequência, estavam um veículo – que, tudo indica, era da chefia da segurança – e duas camionetes. São precauções normais para um governador, mas que sempre saltam aos olhos, como no caso da imagem acima.

Política local

• Na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, a oposição está pegando firme em duas questões: as precárias condições das estradas do interior e a situação da Usina de Triagem de Linha Estrela, que continua sem empresa responsável. Os governistas dizem que os trâmites estão em andamento para que haja soluções em breve.

• Na sessão de segunda-feira, 10, a presidente Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) teve que intervir para encerrar bate-boca entre Tiago Quintana (PDT) e André Kaufmann (PSDB). Pediu pelo menos três vezes para que os colegas deixassem de trocar farpas. Além destas discussões – que devem se acentuar com a proximidade da eleição -, Claidir está bastante incomodada com as conversas paralelas durante as sessões. Já teve até vereador reclamando de assessor que estaria atrapalhando o pronunciamento.

• “Acho que o Jarbas está tendo um pouco de azar. Vamos ter que dar mais uma chance pra ele como prefeito”. A frase foi dita pelo vereador Gilberto dos Santos (MDB), no momento em que comentava sobre as dificuldades para manter as estradas do interior em condições de trafegabilidade. A situação, claro, gostou. Já os vereadores de oposição saltaram para dizer que não é azar, mas falta de planejamento da Administração.

• Renato Gollmann (Podemos) disse que não entende porque as pessoas que buscam donativos junto à Prefeitura têm que informar, entre outros dados, o endereço. O vereador insinuou que a atual Administração pretende usar as informações para pedir votos no pleito que se avizinha. Também opositor, Ezequiel Stahl (PL) chegou a dizer que seria uma estratégia do governo para implementar o “Disque Rancho”. Os governistas rebateram dizendo que o controle é necessário para que uma mesma pessoa não seja beneficiada mais de uma vez e outras famílias fiquem sem auxílio.

Republicanos prestigia secretário

Vários dirigentes e militantes partidários prestigiaram a visita de Eduardo Leite. Mas também teve quem foi até Vila Estância Nova e Vila Mariante para encontrar outras lideranças estaduais. Os vereadores Claidir Kerkhoff Trindade e Benildo Soares, por exemplo, lideraram uma comitiva do Republicanos que foi recepcionar o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes. Ele é deputado federal eleito pelo Republicanos, costuma enviar emendas com frequência para Venâncio Aires e assumiu a pasta em novembro do ano passado, a convite do governador gaúcho.

Vereadores venâncio-airenses Claidir Kerkhoff Trindade e Benildo Soares lideraram comitiva do Republicanos para recepcionar Leite e Carlos Gomes (Foto: Carlos Dickow)

Soares: foto para assustar Jarbas

Por falar em Republicanos, o vereador Benildo Soares protagonizou momento que surpreendeu muitas pessoas. Integrante da base de governo do prefeito e pré-candidato à reeleição, Jarbas da Rosa (PDT), ele tomou a iniciativa de chamar Giovane Wickert (PSB), pré-candidato à Prefeitura, para uma foto na qual também estavam a secretária estadual de Obras Públicas, Izabel Matte, e sua adjunta, a ex-deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB).

Além disso, Soares ainda falou, para quem quisesse ouvir, aos risos, que a intenção era “deixar o Jarbas assustado”. Como já é de conhecimento, a relação entre o vereador e o prefeito azedou faz tempo.

O parlamentar seria um dos principais entusiastas da debandada do Republicanos do governo, mas os integrantes do partido que ocupam ou indicam cargos preferem deixar a coisa como está. A possibilidade de apoio a Giovane Wickert ou a Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL) – chapa de direita que deve se consolidar para o pleito – será colocada em discussão na próxima semana.

Benildo Soares entre Izabel Matte e Zilá Breitenbach e na companhia de Giovane Wickert (Foto: Carlos Dickow)

Mulheres são maioria no comando

As mulheres são maioria nas funções de comando da Administração do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) neste momento. Izaura Landim (vice-prefeita), Janete da Rosa (primeira-dama), Daiana Nervo (Comunicação), Gisele Spies Chitolina (Procuradoria), Juliana Marcuzzo (Controle Interno), Mara Silva (Administração), Fabiana Keller (Fazenda), Camilla Capelão (Habitação e Desenvolvimento Social), Carin Gomes (Meio Ambiente) e Deizimara Souza (Planejamento e Urbanismo) formam o ‘time’ que responde por gabinetes, secretarias e órgãos de comunicação, controle e assessoramento. Os homens em cargos de liderança são oito, contando com o prefeito.

Izaura Landim e Deizimara Souza acompanharam toda a agenda na terça (Foto: Carlos Dickow)

Rapidinhas

• Quem está acostumado a acompanhar este espaço vai notar que a coluna está ampliada, excepcionalmente nesta edição, para que seja possível o aproveitamento do vasto material que a redação integrada da Folha do Mate e Terra FM 105.1 produziu durante a visita do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), à Capital do Chimarrão, na terça-feira, 11.

• O vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), apresentou um projeto de lei que sugere ao Poder Executivo a instalação gradual de câmeras de videomonitoramento nas escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) e Ensino Fundamental (Emefs). Ao divulgar a iniciativa, o parlamentar disse que está atendendo pedidos de pais e professores da rede, que defendem a instalação dos equipamentos nas áreas comuns de convívio. Segundo ele, “a medida pode coibir atos de violência, vandalismo e outras condutas inadequadas no ambiente escolar”, além de proteger o patrimônio público.

• Nunca é demais lembrar que, em virtude dos problemas causados no Plenário Vicente Schuck, pelo avanço das águas do arroio Castelhano, as sessões da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, nas segundas-feiras, continuam sendo realizadas no Plenarinho João Jorge Hinterholz, no segundo pavimento da sede do Poder Legislativo. Os encontros iniciam às 16h.

• Dedos cruzados para que a chuva prevista para o fim de semana não coloque ninguém em apuros em Venâncio Aires e região. Nossa gente sofreu demais com as enchentes do Castelhano e Taquari e não merece mais problemas.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido