Venâncio Aires tem um novo e polêmico tema para discutir: a criação e funcionamento da Guarda Municipal armada, que ficará sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública, comandada atualmente pelo sargento da reserva da Brigada Militar, Jair Garcia. E o primeiro grande debate já tem dia, horário e local definidos, pois os vereadores Ezequiel Stahl (PTB) e Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), solicitaram a realização de uma audiência pública para o dia 24 deste mês, a partir das 19h, no Plenário Vicente Schuck, da Câmara Municipal.

Os parlamentares defendem a necessidade de exposição de benefícios e prejuízos com a instituição da Guarda Municipal e querem a participação da sociedade. Representantes do Executivo, Ministério Público, Judiciário, Caciva, Polícia Civil, Brigada Militar, imprensa e sindicatos, além da comunidade, são convidados a participar. O que se sabe é que o Município tem o projeto de criação encaminhado, ou seja, a intenção é bem clara. A audiência pública é a chance de manifestação – a favor ou contra -, então, quem tem contribuição para dar deve aproveitar o momento.

Evento impecável em Marechal

Não estive em Linha Marechal Floriano no domingo, 7, mas as colegas Cassiane Rodrigues e Juliana Bencke prestigiaram os festejos dos 150 anos e, depois de ouvir tantos elogios das duas, pedi à Ju – que tem a vó materna, Lucira Bencke, natural de lá -, que escrevesse algumas linhas sobre o evento, pois sei da importância do fortalecimentos das comunidades. Abaixo, segue o texto.

“Um trabalho de muitas mãos, digno de elogios, a Festa da Colheita da Comunidade de Linha Marechal Floriano, realizada no domingo, 7, em comemoração aos 150 anos da localidade. Um evento impecável, que demonstrou a união, a sintonia e a força da comunidade, na retomada após dois anos sem a festa, por conta da pandemia. A dedicação dos moradores ficou evidente já no desfile temático, pela manhã, quando desde crianças até idosos apresentaram, ao longo do trecho recém-asfaltado, as potencialidades do local, o orgulho da história do sesquicentenário e o quanto valorizam as tradições. Que bom que o tempo colaborou e o público pôde prestigiar os carros e caminhões enfeitados e a alegria contagiante dos moradores. A maioria, aliás, saiu direto do desfile para assumir seus postos de trabalho e fazer a festa acontecer – na cozinha, na copa ou na churrasqueira. Uma verdadeira engrenagem funcionando para bem receber, com um delicioso almoço servido nas mesas e o melhor gostinho da colônia. Tudo com casa cheia. Um merecido reconhecimento à comunidade que tanto se dedicou para celebrar os 150 anos. Em nome do presidente da Comunidade Evangélica, Jairo Bencke, que não se cansa de ‘puxar a frente’, fica o elogiou a todos que atuaram no evento.”

Rapidinhas

• A rede catarinense Via Atacadista está de olho em Venâncio Aires. “Há possibilidade para o futuro, mas nada concreto no momento”, disse à coluna o presidente do Grupo Passarela, Alexandre Simioni, ao ser contatado. A rede confirmou investimento de cerca de R$ 40 milhões em Santa Cruz do Sul, onde ficará a central de recursos humanos (RH) da empresa. Na terra da Oktoberfest, serão 140 empregos diretos na unidade – primeira da Região Central do estado – que será instalada no bairro Arroio Grande e deve começar a funcionar até o fim de janeiro do ano que vem.

• O campus de Venâncio Aires da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) já está pronto à espera dos estudantes da Escola Mariante. De acordo com a vice-reitora da instituição e responsável pelos campi da Unisc, Andréia Valin, a universidade aguarda o encerramento de trâmites no Estado para receber os alunos, o que deve ocorrer nos próximos dias.

• Vereador Ezequiel Stahl (PTB) está indignado com a reforma do gabinete do prefeito Jarbas da Rosa (PDT). O parlamentar sustenta que, enquanto o espaço ganha “itens de luxo”, a população se queixa em relação à precariedade das estradas do interior e à falta de médicos na rede de atenção básica. Jarbas afirma que as melhorias são necessárias, pois já havia pontos do gabinete com mofo e bolor, além de mobília com avarias. O custo para as benfeitorias no local estaria em R$ 40 mil, aproximadamente.

• A humanidade caminha de uma forma que, em mais alguns anos, nada mais vai nos impressionar. A última aberração, aqui em Venâncio Aires, é o flagrante de um homem que estava incentivando uma criança de 3 anos de idade a fumar. Ele e uma testemunha confirmaram a informação à Brigada Militar, que foi conferir a denúncia. O Conselho Tutelar encaminhou o menor para a Casa de Acolhimento e o homem foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi ouvido e liberado.