Por indicação da vereadora Sandra Wagner (PSB), o proprietário da Folha do Mate e da Rádio Terra FM, Asuir João Silberschlag, será homenageado pelo Poder Legislativo de Venâncio Aires pelos 50 anos de atuação no jornal mais lido da Capital Nacional do Chimarrão, completados no dia 14 de março. Além de empresário, Asuir tem histórico político – foi vereador e presidente da Casa do Povo – e participação em clubes de serviços e entidades. O certificado de honra ao mérito será entregue na quarta-feira, dia 12 de abril, em sessão solene da Câmara.
Stahl para Ruppenthal: “Xandão”
“Xandão da Câmara”. É assim que o vereador Ezequiel Stahl (Mais Brasil) tem se referido ao presidente do Poder Legislativo, Gerson Ruppenthal (PDT), nos bastidores. Stahl passou a fazer a ‘brincadeira’ após Ruppenthal não ter permitido que ele comentasse um projeto, na sessão do dia 27 de março, sob o argumento de que os vereadores não podem se manifestar depois que o comandante da Mesa Diretora fizer uso da palavra. O ‘Xandão’ é uma alusão ao nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que na opinião de Stahl ganhou notoriedade por protagonizar decisões arbitrárias nos últimos tempos.
Turno único no Poder Legislativo
Resolução número 010, de autoria da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, estabelece expediente em turno único nesta quinta-feira, 6, com horário de atendimento das 7h30min às 13h30min. De acordo com a redação da resolução, o turno único se justifica em “em função do feriado de Páscoa, não sendo contraproducente a existência de expediente na Câmara com gastos de luz, água e telefone se a procura pelos serviços da Câmara será pouca ou quase nenhuma”.
Estradas são “cavalo de batalha”
“Cavalo de batalha”. Assim o presidente do Legislativo, Gerson Ruppenthal (PDT) define a insistência do colega Ezequiel Stahl (Mais Brasil) em dizer que as estradas do interior da Capital Nacional do Chimarrão estão caóticas e intransitáveis. Conforme Ruppenthal, a Administração tem conhecimento de que muitas vias precisam melhorar, mas ele não concorda com a estratégia de ‘terra arrasada’ do parlamentar de oposição.
Rapidinhas
- Sandra Wagner (PSB) sai de licença entre os dias 17 e 30 de abril. Com isso, está completo o período de 30 dias para Jairo Bencke na Câmara. O outro vereador do partido, Eligio Weschenfelder, o Muchila, está de licença no momento.
- O primeiro a pedir placas indicativas na RSC-287 e na ERS-130, ressaltando o nome da localidade de Vila Mariante, foi o vereador Clécio Espíndola, o Galo (Mais Brasil), e isso já faz um bom tempo. Agora, quem reforça o pedido é o colega César Garcia (PDT), que assim como Galo, reside no 2º Distrito.
- Por falar em informação, o presidente da Câmara, Gerson Ruppenthal (PDT), traz à tona, mais uma vez, a questão da identificação das ruas de Venâncio Aires. Assim como outros colegas já sugeriram – mas nunca foram atendidos -, ele pede que os nomes de ruas sejam pintados nos postes públicos.
- Benildo Soares (Republicanos) pretende propor, em breve, nova audiência pública para tratar do lago artificial. Segundo ele, o projeto não pode cair no esquecimento, pois em poucos meses os moradores de Venâncio Aires devem sofrer novamente com a estiagem e a consequente falta de água. O vereador também afirmou, na tribuna da Câmara, que tem recebido reclamações de usuários de casas lotéricas, que têm se incomodado pela insistência dos atendentes em fazer apostas. “Os clientes estão ficando constrangidos e pressionados”, argumenta o parlamentar.
- Em seu primeiro pronunciamento na tribuna da Câmara, na sessão de segunda-feira, 3, Samuel Gisch (PDT) agradeceu pelos 367 votos recebidos em 2020 e destacou a importância de os jovens ocuparem lugares de decisão na sociedade.