Os gestores do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) só irão à tribuna da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires no dia 2 de fevereiro, data da primeira sessão ordinária do Poder Legislativo em 2026. Inicialmente, havia a possibilidade de o presidente Marcelo Farinon e o administrador Luís Fernando Siqueira participarem da reunião extraordinária, realizada no fim da tarde de ontem, mas a ida foi adiada, principalmente, porque Farinon acompanha a recuperação da esposa, Francine. Na quarta-feira, 14, nasceu Caroline, filha do casal. Eles já têm João, 5, e Mathias, 3.

Farinon e Siqueira foram convocados para prestar esclarecimentos a respeito da situação financeira da instituição e, principalmente, sobre o atraso no pagamento de salários de profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Há também informações sobre valores referentes a sobreaviso médico e férias em aberto. Com os dois pretendem estar juntos no momento da explanação, entenderam que seria melhor adiar a participação. É de conhecimento geral que o HSSM passa por séria crise financeira, tanto que, nos bastidores da política, comenta-se até sobre uma possível intervenção.

Sessão rápida, mas com embate

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires se reuniu ontem para uma sessão extraordinária. O encontro foi rápido – exatos 42 minutos -, as matérias constantes na Ordem do Dia foram todas aprovadas por unanimidade, mas houve espaço para um leve embate entre Ezequiel Stahl (PL) e Dudu Luft (PDT). Ao comentar o projeto que pedia autorização para as contratações emergenciais para a Educação, Stahl afirmou que a Prefeitura estaria chamando os profissionais em época que as escolas não estão funcionando. Luft, que agora é líder de governo, rebateu dizendo que os contratos são necessários para suprir lacunas deixadas por educadores que assumiram funções de direção e vice-direção. Depois, sugeriu que o colega estaria fazendo “politicagem para a comunidade”.

A reunião encerrou sem que Stahl fizesse nova manifestação, mas não é difícil imaginar que este embate terá sequência. Os dois já tiveram vários momentos de debate acalorado no Poder Legislativo no ano passado, quando o pedetista era o presidente da Mesa Diretora e, agora na condição de líder de governo, deve ser pressionados por Stahl e os demais parlamentares de oposição ao governo de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB). Importante registrar que, apesar de terem entrado em rota de colisão em 2025, eles nunca passaram do ponto nas discussões.

Dança das cadeiras na Câmara

Atuais presidente e vice da Câmara de Vereadores, Nelsoir Battisti (PSD) e Gilberto dos Santos (MDB) permaneceram na Mesa Diretora, que agora também conta com os secretários Alessandra Ludwig (PDT) e Alberto Sausen (Podemos) – primeira e segundo, respectivamente. A cadeira dela, no Plenário Vicente Schuck, passa a ser ocupada pelo presidente de 2025, Dudu Luft (PDT). No lugar de Sausen ficou André Puthin (Republicanos). Os demais parlamentares de situação, bem como os de oposição, seguem nos mesmos lugares que ocuparam no ano passado. Governistas estão à esquerda de quem entra no plenário e oposicionistas à direita.

Rapidinhas

André Puthin (Republicanos) foi empossado na noite de ontem. Ele ocupa a vaga de Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), que foi para a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social. Embora fazendo parte do primeiro escalão do Executivo, ela acompanhou a sessão de forma presencial.

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), conduzirá na noite de hoje um momento cheio de significado. A partir das 19h, ele receberá a comunidade no salão Gigante, em Linha Travessa, para a assinatura da ordem de início das obras na VRS-816, agora chamada de Waldemar Henrique Konrad. Arrisco dizer que o recapeamento da rodovia ficará marcado como o maior feito dos oito anos dele à frente da Prefeitura.

Começa nesta sexta-feira, 16, a edição de número 150 da Festa do Bastião, padroeiro de Venâncio Aires. É tempo de celebrar, se divertir e agradecer. Fica o desejo de que o evento seja, mais uma vez, grandioso como tantos outros que já acompanhamos. Quem o padroeiro abençoe a todos que estão engajados e que a comunidade prestigie o nosso maior evento religioso.