Enfim, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires autorizou a Prefeitura a repassar R$ 1.633.644,00 para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). O Projeto de Lei número 130, do Executivo, foi apreciado e aprovado por unanimidade, no período da Ordem do Dia, na sessão realizada no fim da tarde de ontem. Conforme a justificativa, o montante será destinado à cobertura do déficit da casa de saúde, bem como à recuperação financeira da instituição, que tem prazo de 60 dias para prestar contas da aplicação dos recursos à Secretaria de Saúde.

Nos comentários acerca da matéria, os parlamentares destacaram a importância do ‘socorro’ do Executivo ao HSSM, no entanto, também ressaltaram a necessidade de busca de soluções para a extrema crise financeira que vem sendo enfrentada pela casa de saúde. Além da busca de emendas parlamentares em Brasília – peregrinação que foi realizada na semana passada -, foram citadas ainda as questões da defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que não é atualizada há mais de duas décadas, e a necessidade de medidas para aumento de receitas e redução de despesas.

O valor representa um fôlego momentâneo para o hospital e deve, entre outras coisas, garantir o pagamento em dia do décimo terceiro dos funcionários. Se isso realmente acontecer, já será uma resposta positiva, pois os colaboradores receberam em atraso a folha referente ao mês de outubro. Fica a torcida de todos para que os gestores da instituição de saúde e do Município tenham sucesso nesta jornada em busca do equilíbrio financeiro do HSSM. Afinal, todos tivemos ou teremos, em algum dia de nossas vidas, necessidade de acesso aos serviços prestados.

Mais publicidade para emendas

Também na sessão de ontem, foi aprovado o Projeto de Lei número 043, do Legislativo. De autoria do vereador André Kaufmann (Mais Brasil), a matéria trata da publicidade dos recursos recebidos pelo Município por meio de emendas dos deputados estaduais e federais ou de emendas impositivas, repassadas pelos vereadores. Não é de hoje que os parlamentares, especialmente os de oposição, se queixam de não serem lembrados para as solenidades de entrega de valores ou inaugurações de obras viabilizadas com recursos intermediados por eles. “Um golaço da Câmara de Vereadores”, comentou o presidente Benildo Soares (Republicanos), aproveitando o termo utilizado pelo líder de governo, Gerson Ruppenthal (PDT), para projetos de destaque do Poder Executivo.

Rapidinhas

• Na terça-feira, dia 15 de novembro, completei sete anos de Folha do Mate – sem contar o meio ano que estive por aqui em 2014, na primeira passagem pelo jornal. Fica registrado o meu agradecimento à empresa, pela oportunidade, e à comunidade, que tão bem me recebeu. Espero ter vida longa na Capital Nacional do Chimarrão, uma cidade espetacular para se viver.

• Tem polêmica nova instalada. O vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila, fez postagem nas redes sociais criticando o fato de as Capelas Mortuárias Paul Harris permanecerem fora de funcionamento. “Fechada… e o povo que se lasque. Mas quando eles precisam de dinheiro lembram da comunidade”, escreveu o parlamentar. Rotary Club Venâncio Aires, Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e Prefeitura prometem reagir às críticas. Novos capítulos são esperados para os próximos dias.

• A sessão da Câmara de Vereadores de ontem reservou espaço para três Tribunas Livres. A presidente da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim), Rejane Rüdiger Pastore, foi ao Legislativo para pedir a destinação de emendas impositivas. O coordenador da ONG Consciência e Atitude (Coat), Djalma da Silva, falou sobre as atividades realizadas na Semana Municipal do Hip Hop. E o titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Vinícius Lourenço de Assunção, abordou a defasagem de pessoal na área da segurança pública e necessidade do envolvimento dos políticos para incremento deste número.

• Outro dia, o vereador Ezequiel Stahl (Mais Brasil) provocou a Prefeitura e a Afenachim sobre a prestação de contas da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Na sessão de ontem, foi Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que fez o assunto voltar à pauta. Ele encaminhou pedido de informações a respeito do resultado financeiro do maior evento de Venâncio Aires. A solicitação foi lida e segue, agora, para a Prefeitura.