A polêmica do momento na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires é o anúncio do repasse de R$ 800 mil para a Secretaria de Saúde – valor referente às sobras orçamentárias do Poder Legislativo – sem a presença dos parlamentares de oposição. Na sessão de segunda-feira, 22, o primeiro a criticar o presidente da Mesa, Dudu Luft (PDT), por ter ignorado os vereadores que não apoiam o governo, foi Ezequiel Stahl (PL). De acordo com ele, como a economia é feita por todos, o convite deveria ser estendido para os 15 integrantes da Casa do Povo. “Acho a atitude louvável, pois é muito importante investir na saúde pública. Só fico triste por ter sido informado da decisão pelos veículos de comunicação. Normalmente, o presidente avisa os colegas sobre os eventos e os convida para que possam participar”, declarou, em tom de ironia.
Na sequência, Jeferson Schwingel, o GP, e Diego Wolschick, ambos do PP, também se manifestaram. GP disse que faltou “maturidade política e demonstração de grandeza” da parte do presidente. “Se as coisas seguirem dessa maneira, vamos ter dificuldade nos debates futuros”, alertou, deixando claro o seu descontentamento pelo fato de Luft ter beneficiado a bancada governista. Wolschick foi na mesma direção. “Chamou só os vereadores da base. É muita incoerência, um retrocesso na política”, classificou. Ele lembrou da viagem que fez a Brasília, sem usar diárias, e o convite a todos os parlamentares do PP no momento de anunciar os recursos que garantiu na capital federal. “Não se faz Câmara de Vereadores ou partido político forte sozinho. Fiquei muito triste com esse episódio e espero que não se repita, de verdade”, afirmou.
Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), classificou a atitude de Luft como de “gente pequena”, sugeriu que os colegas oposicionistas não alimentem a mágoa e, como de costume, provocou o presidente e a Administração, misturando até a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) na história. “Saúde não é prioridade para esse governo. Tanto é que depende das sobras da Câmara para investir em exames e cirurgias. Mas, para a Fenachim, foram R$ 3 milhões”, declarou, ao exibir documento que comprovaria a destinação do montante. Em sua defesa, o presidente garantiu que sempre deixou claro que o recurso é da Câmara, não seu, mas que optou por convidar para o momento os colegas que votaram nele na eleição para a Mesa Diretora. “O mais importante é que o valor vai voltar para a população, com a prestação de serviços”, concluiu.
Desabastecimento: pauta no MP
O vereador Nelsoir Battisti (PSD) confirmou que acompanhará, hoje à tarde, comitiva de moradores de bairros da parte alta em audiência com o promotor de Justiça Pedro Rui da Fontoura Porto. O encontro está marcado para as 14h e a pauta é a falta de abastecimento de água, que foi mais uma vez registrada há poucos dias, em virtude do rompimento de uma adutora. Segundo o parlamentar, os cidadãos não aguentam mais esperar pelo cumprimento de promessas da Corsan e estão muito preocupados para a chegada do verão, época do ano em que os problemas relacionados à falta de água costumam se avolumar. “Precisamos de uma solução definitiva para essa questão. Sabemos que a adutora que rompeu mais recentemente era uma das maiores e foi preciso mais tempo para conserto, mas também lamentamos a falta de reserva de água. Depois do rompimento, em três horas 12 bairros não tinham mais água. A Corsan tem que se preocupar com a reservação”, complementa Battisti.
Rapidinhas
Representantes da Comunidade Evangélica de Linha Brasil, no interior de Venâncio Aires, estiveram na Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 22, para divulgar jantar que será realizado neste sábado, 27. Em participação no período da Tribuna Livre, os porta-vozes informaram que, durante o evento, será lançada a campanha para arrecadação de fundos que viabilizem a reforma da igreja. “É reformar ou deixar cair”, disse uma das representantes do grupo. Confira matéria completa na página 11 desta edição.
A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realiza sessão solene, na próxima segunda-feira, 29, em alusão ao mês farroupilha. Será a partir das 19h, no Plenário Vicente Schuck. O momento terá homenagens a pessoas e entidades. Antes, às 18h, ocorre normalmente a reunião ordinária da semana.
Presidente da Mesa Diretora do Poder Legislativo, Dudu Luft (PDT), encerrou a sessão de segunda-feira, 22, anunciando que será pai pela primeira vez. “Eu e minha companheira, a Bárbara, estamos esperando o Théo”, comunicou.