O Tribunal de Contas do Estado (TCE) – regional de Santa Cruz do Sul – analisa a adesão de Venâncio Aires à ata do Comaja para a modernização da iluminação pública. Segundo o coordenador do TCE na região, Jorge Eduardo Mesquita Freitas, estão sendo verificados preços constantes no processo de contratação de empresa para execução dos serviços e outras informações. Ele acredita que na próxima semana o órgão tenha uma definição acerca do assunto. Freitas lembra que representantes do TCE e da Prefeitura estiveram reunidos na terça-feira, 9. Ele garante que não há ordem para suspensão do início do serviço, mas uma orientação ao Município para que aguarde a conclusão da análise para levar o processo adiante. Também diz que, mesmo que o vereador Tiago Quintana (PDT) não tivesse encaminhado expediente ao órgão, solicitando averiguação, o TCE examinaria a adesão à ata.
TEMPO NA TRIBUNA
Corneta que circulou nos bastidores da sessão da Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 8: “Quer ser vice-prefeito, mas não usa nem o tempo de tribuna que tem disponível”. A frase foi endereçada a Gilberto dos Santos (MDB), cotado para vice na chapa encabeçada por Jarbas da Rosa (PDT). Santos realmente tem deixado de se pronunciar nas reuniões, a exemplo de Eduardo Kappel (PL) e Adelânio Ruppenthal (PSB). Ciro Fernandes (PDT) é outro que, vira e mexe, não vai à tribuna. A justificativa dos vereadores para a redução da participação é a pandemia de coronavírus. Aliás, poucos restam em seus assentos no Plenário Vicente Schuck quando as sessões chegam ao fim. Muitos têm tomado por hábito fazer o pronunciamento e deixar a reunião. Lembrando que a obrigação do vereador é estar presente no período da Ordem do Dia, momento em que ocorrem as votações. Depois, não há exigência.
PREFEITURA ACELERA
A exemplo da iluminação pública, a Administração tenta acelerar situações tanto para colaborar com o desenvolvimento do município, quanto para capitalizar o protagonismo. Nos últimos dias, o Distrito Industrial e o Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (CRDQ) voltaram à pauta. Em relação à área de Vila Estância Nova, o prefeito Giovane Wickert (PSB) enviará projeto à Câmara prevendo a alteração de zoneamento e ampliação do perímetro urbano. Sobre o CRDQ, o vice-prefeito Celso Krämer (PTB) afirma que em breve uma comunidade terapêutica deve ser instalada por aqui, nos moldes de uma unidade visitada em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.