Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Venâncio Aires comunicou, ontem, que está “correndo contra o tempo” para viabilizar a infraestrutura na área do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), onde serão construídas 40 residências destinadas às famílias atingidas pela enchente do rio Taquari e perderam suas casas. Segundo informado pelo Executivo, as estratégias de cada secretaria foram definidas e, além da demolição de dois prédios existentes no local – que deve ser realizada por empresa terceirizada -, serão feitos os trabalhos de topografia, terraplenagem, aterramento, limpeza de vegetação e abertura de vias. O prefeito Jarbas da Rosa solicitou que as equipes façam a previsão de área de lazer, ampliação de unidade de saúde e pequenos comércios. Enquanto as moradias não estiverem concluídas, as famílias serão atendidas por meio do aluguel social – 81 já foram encaminhados.
Constrangimento no Legislativo
Já está ficando chato. Não passa uma sessão da Câmara sem que alguém pare de se pronunciar por conta das conversas aleatórias e falta de atenção de alguns parlamentares aos temas tratados. Ontem, a presidente da Mesa Diretora, Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), foi protagonista de três episódios. “Posso continuar?”, questionou ela na primeira vez, no momento em que anunciava a votação de uma moção. Depois, foram mais duas vezes e, mais tarde, André Kaufmann (PSDB) e César Garcia (PDT) também pediram a colaboração e atenção dos colegas. Nas últimas duas reuniões, a situação foi ainda mais constrangedora, pois os encontros estão sendo realizados no Plenarinho João Jorge Hinterholz. Ou seja, basicamente participam vereadores e assessores.
Contratação de fiscal ambiental
Um dos projetos aprovados na sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, na tarde de ontem, autoriza a contratação temporária de um fiscal de meio ambiente. O salário é de R$ 4.520,87 para 40 horas semanais. Na discussão da proposta, Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), alfinetou o Executivo pelo fato de a contratação ser necessária para suprir a vaga de Carin Gomes, servidora de carreira que foi nomeada secretária de Meio Ambiente. Ele comparou a situação à sua, que é motorista concursado da Prefeitura, mas não atua no cargo por estar cedido ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires. “Quando é para os amigos do rei, aí pode”, disse. Com frequência, além do fato de Muchila não exercer a função, os vereadores governistas levantam o debate acerca da função gratificada (FG) que ele recebe, o que incomoda o político socialista que, quando pode, rebate.
Rapidinhas
• Gilberto dos Santos (MDB) informou ontem que fará o seu primeiro pedido de providências à Prefeitura desde que retornou ao Legislativo. Ao mesmo tempo, mandou “um abraço para o Nery (Silveira, responsável pelas paradas), pois faz quatro anos que eu pedi pra ele e ainda não fui atendido”. Santos está solicitando uma parada na região conhecida como Campo Grande, já que estudantes não têm abrigo quando se deslocam para as instituições de ensino. Clécio Espíndola, o Galo (MDB), pediu aparte e afirmou que o pedido do colega seria atendido, pois duas solicitações dele, Galo, foram. “Até vou ter que pedir de novo, porque as paradas foram embora com a enchente”, comentou. Santos não perdeu a esportiva: “O senhor tá com um poder interessante”.
• Encontrei ontem o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Adelânio Ruppenthal. Perguntei como iam os preparativos para a eleição de outubro. Ele informou que se desfiliou do PSB e que não vai concorrer a uma cadeira na Casa do Povo. Ruppenthal vai apoiar, para o Legislativo, Alberto Sausen (Podemos). E, para minha surpresa, afirmou que fará campanha pela reeleição de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB). Para quem não se lembra, ele foi um dos principais puxadores de votos no pleito de 2020 para a chapa que tinha Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (na época no PTB e, agora, no Podemos).
• O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, vem hoje a Santa Cruz do Sul, onde participa de um ato, a partir das 11h, no Parque da Oktoberfest. Ele fará a entrega de máquinas para municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul também vai se reunir com os prefeitos e entidades.