Muito se comenta, nos bastidores da política de Venâncio Aires, sobre o futuro do prefeito Jarbas da Rosa (PDT). Candidato natural do PDT para tentar a reeleição em 2024, por vezes o atual chefe do Executivo titubeava ao ser indagado sobre buscar um segundo mandato. Após ter perdido a eleição de 2016 – com Isabel Oestreich (PDT) de vice na chapa – para Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (na época no PTB e hoje no Podemos) por diferença de 254 votos, Jarbas saiu novamente candidato e, desta vez, ao lado de Izaura Landim (MDB), venceu Wickert e Krämer, que tentavam se reeleger, por diferença de 8.397 votos.
O triunfo acachapante deu a Jarbas a tranquilidade para iniciar sua gestão, adaptar-se à função de prefeito e colocar em prática o seu estilo de governar. O primeiro ano de gestão passou voando e, logo no início do segundo ano, ele teve alguns dissabores internos. Inclusive chegou a convocar reuniões com secretários e cargos em comissão (CCs) mais próximos para pedir foco no trabalho diário e menos energia empregada em picuinhas. Neste meio tempo, começou a pesar também o fato de que, como médico que é, poderia ter rendimentos superiores aos de prefeito, sem a necessidade de se ver envolvido nas situações diárias da Prefeitura.
Mas, em pouco tempo, as manifestações de Jarbas em relação à eleição de 2024 mudaram de direção. As respostas para despistar quem perguntava sobre o assunto foram dando lugar a declarações de que, sim, esta é uma prerrogativa do prefeito. O semblante de Jarbas passou de ‘carregado’ a menos tenso e, agora, ele já admite disputar a reeleição. Segundo apurou a coluna, em visita ao Parque do Chimarrão, no fim de semana, o pedetista teria ‘cravado’ que vai mesmo buscar um segundo mandato em 2024. A preferência é dele, logicamente. E, na fila, se Jarbas ,por algum motivo decidir não concorrer, está Tiago Quintana (PDT), vereador reeleito que, atualmente, comanda a Secretaria de Saúde.
Galo: parceria com Emei e elogio
Dieferson Umbelina, conhecido por seus vídeos e comentários nas redes sociais relacionados à política de Venâncio Aires, entrou em contato com a coluna para fazer um agradecimento especial ao vereador Clécio Espíndola, o Galo (PTB). Segundo Umbelina, o parlamentar tem sido parceiro da Emei Pingo de Gente, onde ele exerce a função de agente escolar, em várias causas. “Este é um cara que merece todo o meu respeito e admiração. Os vídeos que eu faço são sempre para cobrar que os políticos trabalhem e, quando eles trabalham, merecem ser elogiados”, afirmou Umbelina. Ele também citou que Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), Tiago Quintana (PDT), Nelsoir Battisti (PSD), Gerson Ruppenthal (PDT) e Benildo Soares (Republicanos) também já auxiliaram a instituição de ensino, mas ressaltou que Galo tem sido um “parceiro de todas as horas”. “Fico extremamente feliz quando a política funciona para o bem”, finalizou ele.
Fiscais pedem retratação pública
A Associação dos Fiscais Municipais de Venâncio Aires não gostou das manifestações dos vereadores Diego Wolschick (PTB) e Sandra Wagner (PSB), sobre o rigor da fiscalização e excesso de exigências, em Venâncio Aires, acerca das agroindústrias familiares, principalmente. As declarações foram registradas na sessão do Legislativo do dia 29 de agosto. Em documento protocolado na Câmara, assinado pela presidente da entidade, Daniele Mohr, os fiscais destacam a necessidade de cumprir a legislação à risca e pedem retratação pública dos parlamentares.
Rapidinhas
• Quem passou pela Terra FM e Folha do Mate, na tarde de ontem, foi o deputado federal Lucas Redecker (PSDB), que em outubro deste ano tentará a reeleição para a Câmara dos Deputados. Deve ser um dos mais votados. Ex-prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup (PSDB), que foi chefe de gabinete da Casa Civil no governo de Eduardo Leite (PSDB) e disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa, acompanhou a comitiva de Redecker.
• Candidato a deputado estadual pelo PDT de Venâncio Aires, o ex-prefeito Airton Artus participou ontem do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM. Revelou que tem um projeto para reestruturar o Plantão 24 Horas do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), com quatro profissionais médicos à disposição. Convicto de que vai se eleger, ele quer contribuir com a busca de recursos nas esferas estadual e federal. “Saúde sempre foi e sempre será prioridade do PDT”, afirmou.