Os dissabores entre o prefeito Jarbas da Rosa e o vereador César Garcia, ambos do PDT, tiveram sequência durante a semana que passou. Embora tenha colocado a função de líder de governo na Câmara à disposição, em pronunciamentos na tribuna, César não gostou de não ter sido comunicado diretamente por Jarbas de que o ‘pedido’ seria atendido. Na segunda-feira, 21, soube que seria substituído na liderança por Ana Cláudia do Amaral Teixeira e que Luciana Scheibler, consequentemente, assumiria como líder de bancada. Só que tomou conhecimento das mexidas por ofício enviado pelo prefeito à Mesa Diretora, presidida por Gerson Ruppenthal, também do PDT.
A situação ia de mal a pior, mas na quinta-feira, 24, o vereador de segundo mandato e atual secretário de Saúde, Tiago Quintana, que assumiu a presidência do PDT recentemente, teria agido como interlocutor no sentido de tentar uma reaproximação entre Jarbas e César. Eles se viram ‘de passada’, na terça-feira, 22, em uma agenda da qual o vereador participou na Prefeitura, e até trocaram algumas palavras, mas não entraram no mérito dos desentendimentos vazados nos últimos dias. O que Quintana estaria intermediando seria uma agenda para amenizar a tensão. E ambos estariam dispostos a sentar para uma conversa.
Se isso acontecer e houver disposição dos dois lados, o cenário pode mudar completamente. Hoje, pelo que se comenta nos bastidores, César é dado como certo fora do PDT. Para a concretização da saída, estaria apenas à espera de abril do ano que vem, quando abre a janela partidária. Porém, se conseguirem chegar a um entendimento, o vereador pode permanecer no partido, inclusive com uma borracha sendo passada sobre tudo o que ocorreu até agora. Para se ter uma noção de que a situação pode arrefecer, na quinta-feira, 24, quando Jarbas foi apresentar o projeto de pavimentação da estrada de Linha Picada Nova, que dá acesso ao Frigorífico Bom Frango, fez questão de chamar César Garcia. Também foram convidados para o momento o vereador Clécio Espíndola, o Galo (PTB), e o secretário de Desenvolvimento Rural, Gilberto dos Santos (MDB). Os três são moradores da região.
Conselheiro ‘presenteia’ vereador
Os conselheiros tutelares de Venâncio Aires não gostaram nem um pouco do questionamento do vereador Clécio Espíndola, o Galo (PTB), sobre a atuação deles no recente caso das duas crianças que foram torturadas pelos pais. “Onde estava o Conselho Tutelar?”, indagou o parlamentar, em referência ao fato de a situação ter chegado a um nível agravado. Na sessão de segunda-feira, 21, os conselheiros foram à Câmara e Israel Souza ocupou a tribuna.
Após explanar sobre as atividades do órgão e dificuldades enfrentadas no cumprimento da função, Souza encerrou sua participação anunciando que entregaria a Galo um exemplar do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Foi, claramente, uma atitude para constranger o vereador. Coincidência ou não, Galo não permaneceu no plenário para o período dos pronunciamentos.
PP, PL e simpatizantes em almoço
Depois da audiência pública para tratar da cadeia produtiva do tabaco, realizada na manhã desta sexta-feira, 25, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, dirigentes do Progressistas (PP) e Partido Liberal (PL), além dos vereadores André Kaufmann e Diego Wolschick, ambos do PTB, almoçaram juntos na Churrascaria La Grécia, falaram sobre as restrições impostas pelo Governo Federal (campanha pelo fim do cultivo) e também sobre as eleições que se avizinham. Marcaram presença Arnildo Camara (assessor parlamentar), Diego Wolschick, André Kaufmann, deputado federal Marcelo Moraes (PL), deputado estadual Marcus Vinícius (PP), Maciel Marasca (presidente do PP da Capital Nacional do Chimarrão), deputada estadual Kelly Moraes (PL), e o vereador Rodrigo Rabuske, do PTB de Santa Cruz do Sul.