Jarbas e Izaura são os favoritos

Pesquisa de intenção de voto que está sendo veiculada nesta edição da Folha do Mate, encomendada ao Instituto Methodus e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número RS-00943/2024, aponta que o atual prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), arranca como favorito para reeleição no dia 6 de outubro. Na versão estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos), ele surge na primeira posição, com 43,3%. Em segundo está Giovane Wickert (PSB), com 23,3% e, depois, vêm Maciel Marasca (PP), com 19,3%, e Cândido Faleiro Neto (PT), com 1,8%. Votos brancos e nulos somam 2,3%, enquanto os indecisos (afirmaram não saber em quem votar) são 10,3%.

A margem de erro da pesquisa é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos, com um intervalo de confiança de 95%. As 400 entrevistas que embasam a pesquisa foram feitas entre os dias 26 e 28 de agosto, na cidade e no interior, com pessoas de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos, de várias classes sociais e níveis de escolaridade. Jarbas vence na maioria das localidades e os seus 43,3% só são superados quando os percentuais dos outros três candidatos à majoritária são somados – resultam em 44,4%. E o que isto quer dizer? Que Jarbas tem, sim, ótima margem de vantagem, mas, como sabemos, eleição só se ganha depois dos votos apurados.

Considerando a assertividade do Instituto Methodus – desde que estou na Folha do Mate essa é a terceira eleição para a Prefeitura e os resultados foram praticamente na vírgula -, não há como fechar os olhos para o favoritismo do atual prefeito. Isto, inclusive, faz parte da análise de José Carlos Sauer, diretor do instituto, mas nunca se pode dizer que uma eleição está ganha. Temos pela frente mais de um mês de campanha e, quem acompanha a política, sabe que reviravoltas não são raras. Fato é que esta primeira amostra servirá de norte para que as coordenações de campanha encaminhem as melhores estratégias para os dias decisivos. Ainda teremos debates, mobilizações de militâncias nas ruas e muitas caminhadas pelas mais diferentes localidades. As primeiras informações estão aí e a Folha publicará mais duas pesquisas. Cada grupo poderá fazer a sua leitura e planejar as ações na reta final de campanha.

Seguem as denúncias na Câmara

As denúncias seguem sendo feitas durante as sessões da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, mas ninguém apresenta provas sobre o que fala na tribuna. Sempre escrevo aqui que não tenho procuração para advogar para ninguém, mas quando acompanho este tipo de situação, me lembro automaticamente do que disse o advogado Ricardo Hermany durante o treinamento para candidatos, realizado no Clube de Leituras, outro dia: “Vereador tem imunidade até ali. Se ferir a honra de quem quer seja ou acusar sem provas, é passível de ter que responder”. Disque-brita e disque-rancho são termos que continuam sendo utilizados e, por últimos, ganharam a companhia do disque-colchão e disque-kit de higiene e limpeza. Segundo alguns vereadores de oposição, integrantes da Administração teriam deixado de entregar materiais no momento crítico da enchente para atender pedidos agora e capitalizar votos.

Ezequiel: “Pena ou bem feito?”

“Ouvindo o desabafo do Bombeiro Soares, não sei se eu sinto pena ou se digo bem feito. Porque ele foi cargo do governo Airton [Artus, do PDT], foi para o governo Giovane [Wickert, do PSB], lá no governo Giovane se utilizou de uma secretaria importante para buscar votos e se eleger, traindo o governo que deu este cargo para ele e apoiando o Jarbas [da Rosa, do PDT], e agora ele é a vítima daquilo que muitas vezes ele fez, principalmente com o governo Giovane. Então, é como diz aquele velho ditado: aqui se faz, aqui se paga. E o pior, para deixar ele um pouco mais irritado, tenho que concluir dizendo: nós avisamos”. Esta foi a manifestação, na íntegra, do vereador Ezequiel Stahl (PL), depois de o colega Benildo Soares (Republicanos) ter utilizado a tribuna, na sessão de segunda-feira, 26, para criticar o prefeito Jarbas da Rosa (PDT).

Galo: condições estão melhorando

Vereador Clécio Espíndola, o Galo (MDB), afirmou na tribuna da Câmara, na sessão de segunda-feira, 26, que as condições estão melhorando em Vila Mariante e demais localidades atingidas pela cheia do rio Taquari, em maio. O parlamentar agradeceu ao prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e outros servidores e voluntários que estão ajudando as comunidades a se reerguerem.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido