Jarbas não confirma mudanças

O prefeito reeleito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), ainda avalia a forma como será feita a recomposição dos mais diversos escalões da Prefeitura. Em princípio, ele não deve mexer nas funções de secretários, mas a hipótese também não pode ser descartada. Logo depois que se reelegeu para o comando do Poder Executivo, quando foi perguntado a respeito de mudanças nos titulares das pastas, declarou que até o fim do ano ficaria tudo como está.

Dias depois, no entanto, deixou em aberto a possibilidade. Fato é que muitos cargos em comissão (CCs) estão correndo com as ‘papeladas’ para o retorno aos postos que tinham antes do pleito, até porque são considerados importantes para o organograma da Administração. Os candidatos que não conseguiram se eleger devem ser os primeiros a retornar, mas ninguém tem cadeira cativa para 2025, pois Jarbas já deixou claro que não será um governo de continuidade: “Novo governo, com novas pessoas”.

Porto investiga caso de zero voto

Durante a semana, falei com Marla Spader, candidata do Cidadania à Câmara de Vereadores de Venâncio Aires que não fez nem o próprio voto no dia 6 de outubro. Marla explicou que não conseguiu fazer campanha e não foi votar porque se recupera de procedimentos cirúrgicos. “Sigo sendo submetida a sessões de fisioterapia e realmente não tive condições de fazer campanha. Acabou sendo um planejamento equivocado”, comentou.

O promotor eleitoral, Pedro Rui da Fontoura Porto, informou à coluna que fez diligências relacionadas ao caso e deve instaurar uma investigação preliminar para apurar eventual fraude à cota de gênero. “Em caso de confirmação, pode abranger todos os candidatos do partido. Pelo que vi, não houve atingimento do quociente eleitoral, então não sei se vai haver consequências. Mas é algo que pode ter consequência grave e precisa ser apurado, pelo menos, preliminarmente”, afirmou o representante do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Sindicato quer retomar diálogo

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires, Júnior Ronan Hendges, protocolou na Prefeitura, na quarta-feira, 9, um pedido de audiência com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT). No documento, ele destaca o encerramento do período eleitoral e a necessidade da retomada das tratativas referentes à pauta salarial da categoria.

A expectativa do funcionalismo é de que o índice de reposição conste no Orçamento 2025, pois dessa forma o repasse estaria assegurado. O pedido do sindicato é de 10%. Deste total, 4,2% são relativos ao acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e 2,63% são referentes às perdas acumuladas desde a pandemia de Covid-19. O restante é o ganho real que a categoria quer ter. O presidente espera ser chamado por Jarbas nos próximos dias.

Hüttmann: declaração indigesta

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, ainda não digeriu a manifestação de Maciel Marasca (PP) durante o debate promovido pela Folha do Mate e Terra FM, no Clube de Leituras, a respeito do prêmio de Cidade Empreendedora do Sebrae. O candidato do PP à Prefeitura afirmou que a distinção teria sido comprada, o que inclusive rendeu direito de resposta a Jarbas da Rosa (PDT).

“É preocupante ver pessoas que, em vez de defender políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e à desburocratização, essenciais para o fortalecimento das micro e pequenas empresas, optam por atacar a cidade e desvalorizar o trabalho de muitos servidores dedicados”, disparou. Hüttmann disse ainda que o prêmio tem a marca de uma das instituições de maior credibilidade no país.

Rapidinhas

Vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), diz que vai seguir trabalhando junto ao Executivo para que conste no orçamento de 2025 o valor para aquisição de uniformes para os estudantes das escolas municipais. O parlamentar utilizou o exemplo do Governo do Estado, que durante a semana apresentou os uniformes que serão disponibilizados.

Com a conclusão das eleições municipais, chegou a minha vez de dar uma descansada. Saio de férias pelo período de duas semanas, com retorno previsto para o dia 29. A próxima coluna será publicada no dia 31 deste mês.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido