O vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), está cobrando o presidente da Câmara, Tiago Quintana (PDT), para que exonere uma das duas assessoras jurídicas da Casa. Segundo o socialista, somente um profissional da área pode ser indicado como cargo em comissão (CC), enquanto o outro deve ser concursado. Atualmente, ocupam os cargos Bruna Gottems Schimitz e Ana Paula Silva, indicadas por Gerson Ruppenthal (PDT) e Benildo Soares (Republicanos), respectivamente. A respeito do assunto, Quintana afirma que “a Mesa Diretora não quer aumentar o gasto com pessoal, como pretende o vereador”.
Ainda segundo ele, “não existe demanda de trabalho que justifique nomear mais um servidor para a Casa, pois a atual equipe jurídica, juntamente com o Igam, dá conta da demanda hoje existente”. De qualquer forma, salienta o presidente, “esse ano seria vedada nomeação de qualquer cargo novo, pois está em vigência a Lei Complementar Federal 173, Lei da Pandemia, que veda aumento do gasto com pessoal em todos os órgãos públicos”.
CARGOS DA MESA
A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires faria ontem a eleição para os cargos de primeiro e segundo secretários da Mesa Diretora. A primeira secretaria está sem titular desde que o vereador Sid Ferreira (PDT) renunciou à função, uma vez que foi para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp). Até o fechamento desta edição, havia uma chapa inscrita, com os nomes de Gerson Ruppenthal (PDT) e Clécio Espíndola, o Galo (PTB) para primeiro e segundo secretários, respectivamente.
RAPIDINHAS
• Diretoria e apoiadores do Santa Tecla estão de parabéns. A mobilização dos simpatizantes rendeu uma das mais bonitas áreas desportivas de Venâncio Aires. Ficou tudo muito legal e, segundo alguns amigos com os quais falei no domingo, 26, quando estive no campo para acompanhar Santa Tecla e Assespe, pela A Liga, o planejamento prevê ainda mais melhorias.
• Durante o fim de semana esportivo – além de ir ao campo do Santa Tecla, no dmingo, estive no Luizão, na sexta-feira, 24, para os jogos de veteranos de futsal da A Liga -, encontrei três leitores assíduos deste espaço que, por coincidência, também são treinadores: Gilmar Mohr, Jorge Sbruzzi e Hilário Breunig. Agradeço a eles pela fidelidade. Quem marcou presença nos dois locais foi o prefeito Jarbas da Rosa, que, aliás, tem sido figura constante na programação esportiva durante o fim de semana.