Os vereadores André Kaufmann (PTB) e Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), polemizaram na sessão da Câmara de segunda-feira, 18, ao afirmarem que a Administração do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) estaria ‘segurando’ a prestação de serviços. Segundo eles, a intenção de Jarbas seria deixar para mais perto da eleição as melhorias em estradas e ações de saúde, com a finalidade de beneficiar o ex-prefeito Airton Artus (PDT), pré-candidato a deputado estadual. Os parlamentares sugeriram que Artus ‘manda mais’ que Jarbas na Prefeitura e disseram que o prefeito está deixando cargas de material acumuladas em determinados pontos para arrumar as estradas em momento oportuno.
Procurado pela coluna para se manifestar a respeito das declarações, Artus afirmou que respeita o debate na Câmara, mas ressaltou que, “como pré-candidato a deputado estadual, não posso me comportar como vereador, mesmo tendo orgulho de ter sido parlamentar por oito anos”. Artus afirmou que tem preocupações em relação à esfera estadual, principalmente no que se refere ao financiamento da saúde, que pode ter reflexos importantes para Venâncio Aires.
“Não podemos nos prender apenas a ficar criticando questões pontuais, quando temos que nos esforçar para buscar soluções para as mais diversas situações. Por isso, não quero entrar nos detalhes destas questões dos vereadores de oposição, até porque o que eles fazem beira à infantilidade”, disparou. O pedetista declarou ainda que não pode se envolver com “questões menores” e que quem o conhece sabe qual é a sua postura e o seu comportamento na política. “Um abraço a todos os vereadores. Minha preocupação é com aqueles temas que realmente impactam na vida da população”, finalizou.
Sandra rebate críticas ao memorial da Covid-19
“Aqueles que sempre criticam, são os mesmos que nunca fazem nada”. Com esta afirmação, a vereadora Sandra Wagner (PSB) iniciou sua manifestação na tribuna, na sessão de segunda-feira, 18. Segundo ela, “esta frase me trouxe um alento e está me impulsionando para seguir com o meu trabalho e, de forma especial, pela efetivação do memorial em homenagem às vítimas da Covid-19”. O memorial será inaugurado no dia 25, na Praça Coronel Thomaz Pereira, por indicação da socialista. Nas redes sociais, houve críticas acerca da proposta, principalmente de pessoas que entendem que ainda seria cedo para isso, pois a pandemia ainda não acabou.
Sandra, notadamente incomodada com as críticas sofridas, informou que estará, ao lado de integrantes do Lions Clube Melvin Jones, realizando o plantio de um ipê branco e colocando uma placa no local, doada pela empresa Venax. “O memorial não visa homenagear os que morreram, mas sim, fazer referência à vida pós-pandemia. O ipê branco é associado à luz, força, paz e resiliência. Acredito que estas características representam exatamente o que tem sido este período, principalmente para quem perdeu alguém próximo para a Covid-19”, declarou. Por fim, a vereadora ressaltou que o memorial fará referência à primeira morte por Covid registrada em Venâncio Aires, no dia 24 de abril de 2020.
Gollmann cansado das “reuniões tumultuadas”
Vereador Renato Gollmann (PTB) fez um desabafo durante o seu pronunciamento na sessão semanal da Câmara, na segunda-feira, 18. Disse que está cansado das “reuniões tumultuadas”. Sem citar os nomes, criticou o comportamento de colegas que “trazem informações levianas para esta Casa, que fazem o clima esquentar”. Condenou, principalmente, as discussões que descambaram para o lado pessoal. E, por fim, queixou-se do frequente cancelamento do período das Comunicações, o que impede os parlamentares de utilizarem a tribuna. Em relação a isso, aliás, os integrantes da oposição estão de acordo com Gollmann. Os componentes da base de governo não reclamaram, pelo menos de forma pública.
‘Andrés’ entram para as estatísticas da dengue
Dois vereadores entraram para as estatísticas da dengue em Venâncio Aires. André Puthin (MDB) e André Kaufmann (PTB) foram acometidos pela doença na semana passada, mas já estão recuperados e participaram da sessão semanal da Câmara, realizada na segunda-feira, 18. Os mosquitos Aedes aegypti estão transmitindo dengue mais que em outros anos, ao que parece, porque são muitos casos confirmados na Capital Nacional do Chimarrão. Até ontem, eram 80 registros.
“Centro de treinamento é recompensa pelo presídio”
Ezequiel Stahl (PTB) declarou na tribuna da Câmara, na segunda-feira, 18, que o centro de treinamento da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que será implementado no prédio que abrigou o antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), em Vila Estância Nova, “é a recompensa pela vinda do presídio fechado”. O parlamentar, que recentemente concluiu o curso de policial penal e está lotado no Presídio de Lajeado, argumentou que a circulação de agentes de segurança na região vai garantir sossego aos moradores. “Fico muito feliz que o Executivo tenha abraçado esta causa do centro de treinamento”, comentou.