André Kaufmann (PTB) e Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), polemizaram sobre o estoque de material para recuperação das estradas do interior, afirmando, na tribuna da Câmara, que o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sid Ferreira (PDT), estariam adiando as melhorias para mais perto da eleição, como forma de beneficiar o ex-prefeito Airton Artus (PDT), que é pré-candidato a deputado estadual. Artus respondeu dizendo que as manifestações dos parlamentares “beiram à infantilidade” e que, como pré-candidato à Assembleia Legislativa, não poderia se comportar como vereador e focar em situações pontuais, pois precisa dar atenção aos assuntos da esfera estadual. Na página 16 desta edição, a Folha do Mate publica matéria com declarações de Jarbas e Sid, que resolveram quebrar o silêncio acerca do tema.

E, nesta sexta-feira, 29, Muchila fez contato com a coluna repercutindo o que disse Artus. “Quero dizer que, como candidato que quer representar o município, deve sim se prender a questões pontuais, pois estas são, em verdade, as que realmente impactam a vida da população”. O vereador declarou ainda que, na sua opinião, com a manifestação, o ex-prefeito estaria “deixando claro que os problemas pontuais do município não lhe interessam”. Também fez críticas à Administração por conta da “falta de fiscalização e de medidas de combate à dengue, que resultaram neste surto que acomete a nossa cidade” e “falta de planejamento na coleta do lixo, que está gerando transtornos que impactam a vida da população”.

Roberto Argenta palestra em Venâncio quarta-feira

Pré-candidato ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul pelo PSC, partido ao qual se filiou no dia 8 de março deste ano, o diretor da Calçados Beira Rio, Roberto Argenta, estará em Venâncio Aires na quarta-feira, dia 4 de maio, para palestrar sobre o tema ‘Como empreender como sucesso’. O evento será realizado no Restaurante Favorito, na rua Júlio de Castilhos, no Centro, a partir das 19h. O valor da entrada é de R$ 50, mais um quilo de alimento não perecível. Reservas e confirmações podem ser feitas pelo telefone (51) 99750-4449, com Camila. A promoção é do Compev de Venâncio Aires. Em sua palestra, Roberto Argenta abordará temáticas que envolvem empreendedorismo, turismo, protagonismo profissional, liderança e cultura do saber servir ao cliente.

MDB deve aclamar Paulo Mathias para novo mandato

O MDB de Venâncio Aires tem convenção neste sábado, 30, na sede do partido, junto à Estação Rodoviária, das 9h às 11h. A informação até o fim da tarde desta sexta-feira, 29, era de que o atual presidente da legenda, advogado Paulo Mathias Ferreira, seria aclamado para mais um mandato. O vereador André Puthin deve ser o primeiro vice-presidente, enquanto a função de segundo vice-presidente deve ficar com o vereador eleito Gilberto dos Santos, que atualmente comanda a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Para as funções de secretários geral e adjunto, foram apresentados os nomes de Celso Ademir Ferreira e Alexandra Silveira, respectivamente. Jorge Sbruzzi será o tesoureiro e Gisela Fabiani Lourenço e Claudiomar da Silva os vogais.

Rapidinhas

• Sérgio Martins, o Fininho, e Rudemar Glier, ambos do MDB e que ocupavam cargos em comissão (CCs) na Administração do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), foram exonerados nos últimos dias. Procurado para comentar a respeito das saídas, o presidente do MDB, Paulo Mathias Ferreira, afirmou que não se manifestaria porque não havia tomado conhecimento. “Não fui comunicado. Não quero falar”, disse.

• A dengue está se alastrando por Venâncio Aires. Já são 173 casos confirmados da doença na Capital Nacional do Chimarrão. Deste total, o que mais preocupa é o número de pessoas intenadas no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) por conta da doença: seis. Na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 25, Ezequiel Stahl (PTB) informou que foi acometido. É o terceiro parlamentar a contrair dengue. Antes, André Kaufmann (PTB) e André Puthin (MDB) já haviam sido diagnosticados.

• Nesta sexta-feira, 29, nos despedimos do Inácio Weschenfelder, irmão do meu grande amigo Claudinho Weschenfelder. Uma partida prematura, aos 53 anos, que pegou todos de surpresa e dilacerou a família. Força a todos neste momento de dor. Que o tempo possa amenizar o sofrimento e saudade desta pessoa de bem que nos deixou.

• “Gente, o que vi na cidade hoje é surreal. As pessoas estão depositando o lixo na calçada, onde estavam os antigos contêineres, ou em lixeiras particulares. Preocupante, o resultado virá. Aqui em casa já limpei a boca de lobo várias vezes. Com a chuva, o lixo acaba obstruindo este local que serve de escoamento da água. Aguardemos os próximos capítulos. Tô indignada”. O texto foi postado no Facebook pela suplente de vereadora Cleiva Giovanaz Heck (PSB), na quinta-feira, 28. Choveram reclamações parecidas nas redes sociais. A Prefeitura precisa fazer ajustes, é verdade, mas sem conscientização da comunidade, não haverá evolução.