Os políticos de Venâncio Aires na eleição de 2022 já estão com seus eventos de lançamento de candidatura definidos. Os ex-prefeitos Giovane Wickert (PSB) e Airton Artus (PDT), que concorrem à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, marcaram suas agendas para o Piquete Machry. O socialista reunirá apoiadores na noite desta sexta-feira, 19, às 20h. Já o pedetista recebe simpatizantes no domingo, 21, ao meio-dia. Os candidatos de PSB e PDT ao Governo do Estado, Vicente Bogo e Vieira da Cunha, respectivamente, já têm presença confirmada.

Os outros dois candidatos reúnem a militância na sexta-feira da próxima semana, dia 26, às 20h, na Sede dos Motoristas. Celso Krämer e Silvia Schirrmann, ambos do Podemos, devem contar com a presença do senador e candidato a deputado federal Lasier Martins no evento. Krämer busca uma cadeira no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre, enquanto Silvia sonha em representar Venâncio Aires na Câmara Federal, em Brasília.

Wickert ressaltou que vê com muita importância a presença de Heitor Schuch, que disputa a reeleição para deputado federal, no evento desta sexta. “É a dobradinha que decidimos fazer. O deputado Heitor fez quase 10 mil votos em Venâncio Aires na última eleição e é essencial termos este apoio à disposição”, comentou. O socialista acrescentou que Schuh é conhecedor da realidade da região e defende as mesmas pautas que ele. “Vamos fazer uma grande largada. Momentos como este servem para acender a fogueira e espalhar a chama pelo Rio Grande, pois os nossos representantes em vários municípios já vão sair daqui com material”, afirmou.

Artus declarou que várias delegações, em especial de municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari, estão sendo aguardadas no domingo. Para ele, o momento é de extrema importância para que os apoiadores possam conhecer mais sobre o candidato. “Vamos ressaltar a minha história de mais de 30 anos na política, falar um pouco sobre esta trajetória, que me garante a experiência necessária para estar credenciado a uma vaga na Assembleia. Não adianta imprimir um plano de governo e não ter a capacidade de levar isso adiante. Há um otimismo muito grande. Precisamos cuidar com este favoritismo, mas não podemos ser humildes demais, temos que encarar a realidade”, disse o ex-prefeito.

Krämer e Silvia também apostam em um grande momento de mobilização no dia 26. Ele, que tem como estratégia as ‘andanças’ por mais de duas centenas de municípios gaúchos, para formação de bases, espera um excelente número de apoiadores na Sede dos Motoristas. Ela, que mantém o foco de sua campanha em Venâncio Aires e região, também está otimista. “Acredito que é possível realizar este sonho e conto com a comunidade venâncio-airense. É muito importante que consigamos eleger quem a gente conhece, gente da gente”, defendeu a candidata. Krämer também pretende dar atenção à Capital do Chimarrão nos 45 dias de campanha oficial e, além do lançamento, no dia 26, outros encontros de mobilização de simpatizantes devem ser realizados em Venâncio.

Rapidinhas

• “Nossos filhos estão em casa, sem aula, continuamos a ver navios. Estamos sendo feitos de palhaços mais uma vez. As crianças estão com papéis de coisas que até já aprenderam. A gente não tem tempo de sentar e ajudar a fazer as atividades, aí sozinhos eles não fazem, acabam se distraindo com outra coisa. Não estão aprendendo nada. E só dizem que tem que esperar. É um absurdo o que está acontecendo”. O desabafo é da agricultora Daniela Martins, de 38 anos, que tem filhos na Escola Mariante. Segundo ela, a comunidade está cada vez mais apreensiva com a situação e não vê a hora de as aulas iniciarem no campus da Unisc de Venâncio Aires. Tem matéria completa na página 9 desta edição, mas nada de novidade. Não há o que fazer, realmente, a não ser esperar. Triste.

• Recebi ontem a informação de que a Administração Municipal de Venâncio Aires deve anunciar uma nova coordenação para o turismo. Segundo a fonte, tendência é de que a turismóloga aposentada Silvani Frantz seja anunciada. Ela já atuou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) de Santa Cruz do Sul e comandou o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) da terra da Oktoberfest, além de ter integrado a diretoria da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). Se a informação se confirmar, quem deixa o setor é Luiz Henrique Ertel.

• “Ele (Benildo Soares) não é dono do partido e não decide nada sozinho. Pode até ser que assuma a Secretaria de Cultura e Esportes e o rodízio na Câmara de Vereadores aconteça, mas isso será definido junto com a cúpula do Republicanos. Se for goela abaixo, vai acabar rolando uma debandada”. A frase é de um integrante da legenda, que trocou mensagens comigo após às últimas publicações feitas neste espaço. De acordo com a fonte, tem gente na sigla que nem consegue dormir direito com tanta repercussão.