A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires movimentou, na sessão da noite de ontem, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar a falta de 1.782 colchões no Almoxarifado da Prefeitura. Os itens foram adquiridos com recursos federais referentes à catástrofe climática de maio do ano passado e a constatação de que há inconsistência no patrimônio foi do Controle Interno, em novembro de 2024, oportunidade em que uma inspeção de rotina foi realizada. O requerimento para abertura da CPI foi do vereador Ezequiel Stahl (PL), e o número mínimo de cinco parlamentares para a sequência dela foi obtido com o apoio de Diego Wolschick (PP), Sandra Silberschlag (PP), Jeferson Schwingel, o GP (PP), e Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB) – todos de oposição.
Situação também tem demanda
Há não muito tempo, os vereadores de situação não costumavam fazer pedidos de providência ou informação oficialmente. A alegação era de que, como têm trânsito no governo, faziam o caminho direto junto ao prefeito, secretários e servidores. Mas, de um tempo pra cá, isso mudou. Como são cobrados pela comunidade acerca de uma série de demandas, os parlamentares governistas passaram a protocolar os seus pedidos na Câmara, para que façam parte do expediente, sejam lidos e os eleitores tenham certeza de que as pautas estão realmente sendo trabalhadas. Para a Administração, não é uma boa, pois com mais vereadores fazendo protocolos, pedidos e requerimentos, mais aparecem os ‘problemas’ da cidade e do interior. No entanto, a prática já virou rotina.
Comitiva embarca para Brasília
Oito vereadores de Venâncio Aires embarcam para Brasília na manhã de hoje e retornam à Capital do Chimarrão na sexta-feira, 14. Na capital federal, os parlamentares cumprirão de agendas nos gabinetes dos deputados e senadores, além de encontros que devem acontecer em diversos ministérios. Os políticos locais querem aproveitar para marcar presença em Brasília, principalmente, porque o momento é de definição da destinação de emendas ao orçamento de 2025. De acordo com eles, embora os contatos possam ser feitos de outra forma, nada supera a oportunidade do diálogo direto. Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), Alessandra Ludwig (PDT), Dudu Luft (PDT), Luciana Scheibler (PDT), Diego Wolschick (PP), Éverton Dias (PDT), Nelsoir Battisti (PSD) e Alberto Sausen (Podemos) formam a comitiva que, entre passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte, vão gastar R$ 51.454,59. Wolschick é o único que abriu mão das diárias às que teria direito.
Rapidinhas
Presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Venâncio Aires, a suplente de vereadora Sandra Wagner entrou em contato com a coluna para confirmar que o Congresso Municipal do PSB será realizado no dia 22 de março, no Plenário Vicente Schuck, na Câmara de Vereadores. A recepção ocorrerá a partir das 9h e o início dos trabalhos está marcado para as 9h30min. “Vamos escolher a nova direção do partido, bem como tratar de assuntos de interesse dos filiados do PSB”, comentou Sandra.
No período da Ordem do Dia da sessão de ontem, foram apreciados e aprovados cinco projetos de lei, todos de autoria do Executivo, que pediam autorização da Câmara para que o Município firme termos de permissão de uso de bem imóvel com a Associação Esportiva de Mangueirão, ONG Projeto Social Selo R17, Piquete Cavaleiros da Estrada, Associação Pró-Esporte de Picada Mariante e Grupo do Lar Nossa Senhora Aparecida.
Já tramitam na Câmara os projetos de lei de autoria do Executivo que tratam da alteração de padrão dos cargos de Agente Escolar e de Analista de Tecnologia. Eles estavam no expediente da sessão da noite de ontem e, se nada fora do comum acontecer, podem ser votados na reunião da semana que vem.
Só um milagre tira o Gauchão deste ano do Inter. O Colorado foi amplamente superior ao Grêmio, no primeiro jogo da decisão. Fez 2 a 0, na Arena, e podia ter feito mais. O Tricolor não se encontrou em campo, teve pouquíssimas oportunidades e, se quiser ser octacampeão, precisará jogar uma partida fora da curva, no próximo domingo, 16, no Estádio Beira-Rio.