O secretário de Meio Ambiente, Nelsoir Battisti (PSD), antecipou à coluna que o setor de Limpeza Urbana será reestruturado em 2022. De acordo com ele, “vamos ter um esforço considerável, inclusive com implantação do serviço de varrição de passeios públicos da região central”. Battisti também afirmou que 100 lixeiras serão disponibilizadas à população, nas ruas de maior fluxo de pessoas. Se nada mudar até lá, quem vai coordenador todo este trabalho é Samuel Gisch (PDT), atual responsável pelo departamento e que tem sido bastante elogiado pela proatividade e agilidade no atendimentos das demandas que recebe diariamente.
Casa do Imigrante
Administração de Venâncio Aires ainda não dá tanta divulgação para o assunto, mas trabalha para criar a Casa do Imigrante, espaço que serviria para atender as pessoas que têm vindo de outros países para a Capital Nacional do Chimarrão. Número que, aliás, só aumenta, em razão da receptividade que aqui encontram.
Chapeação na Sisp
Vereador Alberto Sausen (PTB) sugere que a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) crie um setor de chapeação. Conforme ele, seria possível consertar veículos e máquinas com menos burocracia e com planejamento prévio. Sausen tem experiência em relação ao assunto. Foi capataz do 3º Distrito (Deodoro) na gestão de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB).
Rapidinhas
• Vereadores Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder, o Muchila, ambos do PSB, apresentaram indicações para que a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) de Vila Santa Emília seja denominada de Edgar Frohlich e o Centro Dia do Idoso receba o nome de Inácio José Assmann. Frohlich era professor e Assmann um dos líderes da terceira idade na Capital Nacional do Chimarrão.
• A quantas será que anda o projeto do Multipalco, que será construído na antiga sede da Secretaria de Cultura e Esportes, na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Reynaldo Schmaedecke?
• Vários vereadores citaram, na sessão da Câmara de segunda-feira, 6, a necessidade de revitalização dos brinquedos da Praça Henrique Bender. O presidente do Legislativo, Tiago Quintana (PDT), sugeriu que uma praça modular seja destinada para o espaço, a exemplo das que foram instaladas no Parque do Chimarrão.