Tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei número 125, do Poder Executivo, e que dispõe sobre publicação da lista de espera para vagas em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). É uma adequação da legislação vigente, em virtude do que determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Não serão mais disponibilizadas informações detalhadas de crianças, pais e responsáveis, apenas a posição na lista, com as iniciais e os três primeiros e dois últimos números do CPF. São consideradas crianças de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias. “A exposição indevida de informações em plataformas públicas, ainda que com intuito de garantir transparência, pode implicar violação aos direitos fundamentais à intimidade, à privacidade e à proteção de dados, especialmente no caso de crianças, cuja proteção é prioridade absoluta”, diz a justificativa que acompanha o projeto.

Verdadeira coleção de desafetos

A impressão de quem acompanha a política de Venâncio Aires é de que o vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), não para de ‘colecionar’ desafetos. Ao mesmo tempo, é preciso considerar a votação que obteve para se reeleger, o que o faz manter a postura de atuação, embora muitas pessoas a classifiquem como ‘teatral’, ‘debochada’ ou ‘irresponsável’, em especial pelas acusações que costuma fazer contra os colegas de situação. Recentemente, Muchila atacou Alberto Sausen (Podemos) por supostamente ter “se vendido para o governo”.

Para sustentar a tese, disseminou a informação de que a filha de Sausen, Renata, assumiu cargo em comissão (CC) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Contatado pela coluna, o titular da pasta, Marcos Hüttmann, confirmou que Renata faz parte da equipe, elogiou o trabalho dela e ainda alfinetou Muchila. “Ela (Renata) é muito competente e tem qualificação, ao contrário do que o vereador tenta insinuar. Ele esquece que é motorista concursado e, anos atrás, deixou o cargo para assumir como coordenador do Parque do Chimarrão, para ganhar uma FG (função gratificada). Agora fica desdenhando os outros? Algumas verdades precisam ser ditas”, destacou Hüttmann.

Câmara se adapta e terá sessão

Nos últimos dois dias, a Câmara de Vereadores precisou de várias adaptações para não deixar de atender o público. Os principais setores do Legislativo se deslocaram para a área do Plenário Vicente Schuck e mantiveram funcionamento. A medida foi necessária em razão de avarias causadas no segundo pavimento da Casa — onde estão os gabinetes —, decorrentes de um problema na caixa d’água. Algumas salas do primeiro piso também foram alagadas com o vazamento. A intenção do presidente Dudu Luft (PDT) é colocar tudo em ordem em mais alguns dias. Além disso, o vereador citou que está confirmada, para segunda-feira, 21, a sessão ordinária da semana, às 18h, no local de costume.

Kadiny: discurso forte em posse

Kadiny Hertzer assumiu, na noite de quinta-feira, 17, a presidência da Juventude do PDT em Venâncio Aires. Em evento realizado no Grêmio Recreativo Sete de Setembro, fez um discurso que chamou a atenção. “Ao assumir a presidência da Juventude do PDT, não estou apenas iniciando um novo ciclo, estou honrando um legado. Cresci ouvindo meu avô (o brizolista Luiz Lemes da Silva) falar sobre política com brilho nos olhos. Ele acreditava que a transformação começa nas pequenas atitudes e que a juventude é a força capaz de mudar realidades. Hoje, eu entendo ainda mais o que ele queria dizer. É sobre dar voz à juventude, abrir caminhos e ocupar os espaços que sempre nos disseram que não eram nossos. Nós queremos, e vamos, construir uma política com mais escuta, mais coragem e mais ação”, disse, para em seguida receber calorosa salva de palmas.

Rapidinhas

O Município vai conceder incentivo financeiro a mais duas empresas. Os projetos de lei com os pedidos de autorização já tramitam na Câmara. Masterplus – Indústria e Comércio de Argamassa, Rejuntes e Impermeabilizantes e Conceito Indústria e Comércio de Mármores e Granitos serão as empresas contempladas.

Estou saindo para um período de 15 dias de férias. Com isso, a coluna deixa de ser publicada nas próximas seis edições da Folha do Mate. O retorno do espaço está agendado para o dia 5 de agosto.